Requerer aprovação de loteamento

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 23.0.100916-0, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 26/10/2023 às 08:50.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como requerer aprovação de loteamento no Município de Joinville (SC). A aprovação é feita por meio de emissão de decreto, permitindo que os lotes possam ser registrados em cartório e comercializados.

A solicitação da aprovação pode ser feita a qualquer momento após a emissão do Alvará de Execução de Obras em Loteamento. Caso as obras estejam finalizadas quando a solicitação da aprovação for solicitada, esta será a ultima etapa para concluir o loteamento. Caso as obras não estejam concluídas, será necessário o caucionamento de uma parte dos lotes, como garantia de execução da obra. Neste caso, ao finalizar as obras do loteamento, será necessário solicitar uma Certidão de Baixa de Caução para Loteamento, afim de liberar os lotes junto ao cartório, para que possam ser vendidos.

Quem pode fazer?

Pessoa física ou procurador de pessoa jurídica.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Abertura de protocolo TMI – Tributos Municipais Inteligentes  Todos os dias, 24 horas
Presenciais Entrega de documentação Secretaria de Meio Ambiente – SAMA
Localização: Centro de Atendimento ao Cidadão, Rua Dr. João Colin, 2.719, térreo – Santo Antônio, Joinville – SC
Segunda a sexta, 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos, mediante agendamento prévio por WhatsApp (47) 98813-6417
Telefônicos Não é possível  
Postais Não é possível  

Como fazer?

1) Abrir protocolo e obter guia para quitação da taxa de análise

  1. Acessar TMI – Tributos Municipais Inteligentes.
  2. Selecionar opção “Atendimento SAMA – Loteamento (Processo)” e clicar em “Aprovação de Loteamento”.
  3. Preencher todas as informações para abertura do processo. Conferir informações referentes à área a ser loteada e dados cadastrais.
  4. Gravar processo (enviar as informações).
  5. Receber o número de protocolo do requerimento e emitir guia (boleto) de recolhimento de preço público.
  6. Pagar a guia.

Para o processo de aprovação de loteamento, também são necessários os protocolos de Vistoria de Loteamento e de Taxa de Urbanização, obtidos das seguintes formas:

  1. Para abrir o processo de Vistoria de Loteamento é necessário:
    1. Para abrir o processo, acessar TMI – Tributos Municipais Inteligentes e selecionar opção “Atendimento SAMA – Loteamento (Processo)” e clicar em ” “Vistoria de Loteamento”.
    2. Fornecer as informações necessárias e gravar o processo (enviar as informações).
    3. Receber o número de protocolo do requerimento, emitir e pagar o boleto.
  2. Para abrir o processo de Taxa de Urbanização é necessário:
    1. Para abrir o processo, acessar TMI – Tributos Municipais Inteligentes e selecionar opção “Atendimento SAMA – Loteamento (Processo)” e clicar em ” “Taxa de Urbanização”.
    2. Fornecer as informações necessárias e gravar o processo (enviar as informações). A área do loteamento deve ser informada no campo “Incid.” para que o boleto seja gerado com o valor correto (R$0,04 por cada 1 m²). 
    3. Receber o número de protocolo do requerimento, emitir e pagar o boleto.

2) Reunir documentação

  • Procuração e documento de identificação do procurador;
  • Documento de identificação do responsável pela inserção dos dados no processo;
  • Guia quitada do preço público para análise;
  • Certidão atualizada da matrícula do imóvel expedida por Cartório de Registro de Imóveis, com data não superior a 90 (noventa) dias da emissão;
  • Contrato Social da empresa, em caso de pessoa jurídica;
  • Anuência de todos os proprietários do imóvel, tratando-se de pessoa física;
  • Certidão negativa de débitos municipais e estaduais do imóvel;
  • Licença Ambiental de Operação – LAO ou, para os casos de caucionamento de obras, será solicitado somente a Licença Ambiental de Instalação – LAI;
  • 08 vias impressas do Projeto Urbanístico, baseado na planta de diretrizes básicas aprovada pela Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano – SEPUR com o respectivo Vínculo de Responsabilidade Técnica;
  • 01 via digital (DWG versão CAD 2014 e PDF) do Projeto Urbanístico georreferenciado;
  • 01 via impressa e 01 via digital (PDF) do Memorial descritivo completo;
  • Termo de recebimento dos sistemas de abastecimento de água e esgoto emitido pela Companhia Águas de Joinville ou, para os casos de caucionamento de obras, será solicitado somente o projeto aprovado;
  • Termo de recebimento de iluminação pública emitido pela Secretaria de Infraestrutura Urbana – SEINFRA. Em caso de caucionamento de obras, o termo será solicitado somente para Certidão de Baixa de Caução;
  • Protocolo do processo Taxa de Urbanização e guia quitada do preço público para análise;
  • Protocolo do processo para Vistoria para Loteamento e guia quitada do preço público para análise;
  • Ofício justificando o pedido, conforme Decreto nº 53.421/2023 (em caso de caucionamento de obras);
  • Cronograma Físico financeiro de execução de obras (em caso de caucionamento de obras);
  • Orçamento de execução dos serviços (em caso de caucionamento de obras).

Os projetos apresentados devem estar de acordo com Lei Complementar nº 470/2017, Lei nº 6.766/1979, Lei nº 17.492/2018 e demais leis abrangentes que não estejam aqui citadas, estando sujeitos a cumprir exigências solicitadas em ofício.

3) Protocolizar documentação

  1. Agendar atendimento pelo WhatsApp (47) 98813-6417, para a entrega de documentação referente ao processo de “Aprovação de Loteamento”.
  2. Dirigir-se à Secretaria de Meio Ambiente – SAMA em dia e horário agendados.
  3. Ao ser atendido, apresentar documentação.

Atenção: o processo que não estiver com a documentação exigida ficará pendente.

Após análise técnica dos documentos apresentados, novas complementações poderão ser solicitadas.

4) Consultar andamento

Acessar Consulta de Processos do TMI, informando número do protocolo e chave de acesso, ou enviar mensagem com o número do processo para o WhatsApp (47) 98823-4464, para consultar andamento da solicitação. 

Em caso de pendências de documentação ou solicitação de adequações:

  1. Na consulta do processo, acessar aba “Histórico”.
  2. Constando a informação “Ofício”, abrir a aba “Parecer” e fazer download do ofício para verificar as exigências; ou solicitar agendamento pelo WhatsApp (47) 98813-6417, com número do processo, para retirada do ofício e posterior devolução com documentos complementares solicitados.

5) Obter resultado

5.1) Certidão de Vistoria

A Certidão de Vistoria pode ser acessada conforme passo a passo a seguir:

  1. Acessar Consulta de Processos do TMI, informando número do protocolo e chave de acesso.
  2. Constando informação de “Pronto para Entrega”, solicitar agendamento pelo WhatsApp (47) 98813-6417, com número do processo, para retirada da certidão.

A certidão emitida também fica disponível para download na aba “Parecer” da Consulta de Processos do TMI.

5.2) Aprovação de Loteamento

A aprovação do loteamento é feita por meio de decreto emitido pela Prefeitura de Joinville, publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município – DOEM. O decreto também é disponibilizado no processo e pode ser acessado por meio da Consulta de Processos do TMI, informando número do protocolo e chave de acesso, na aba “Parecer”.

Quanto custa?

Os custos de protocolização podem ser consultados em TMI – Tributos Municipais Inteligentes, na opção “Atendimento SAMA – Loteamento (Processo)”.

Quanto tempo leva?

Prazo médio para resposta é de 30 dias, contados a partir da data de entrada do processo na Unidade de Aprovação de Projetos (Área de Parcelamento do Solo) da Secretaria de Meio Ambiente – SAMA, mas pode variar dependendo da complexidade da situação do imóvel e da necessidade de análise por outras secretarias.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

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