ETA Cubatão é reativada pela Prefeitura e Companhia Águas de Joinville

Publicada em 30/01/2024 às 09:20
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Às 6h10 desta terça-feira (30), a Prefeitura e a Companhia Águas de Joinville reativaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, que passou a coletar novamente água do Rio Cubatão. Ainda não é possível precisar quando o abastecimento será normalizado na cidade.

Durante toda a madrugada, técnicos da Companhia Águas de Joinville seguiram fazendo a análise das amostras de água coletadas a cada meia hora no local onde é feita a captação.

Às 5h, a concentração foi de 0,3 mg/L; às 5h30, foi de 0,29 mg/L; e às 6h foi de 0,33 mg/L. Considerando que o recomendado é abaixo de 0,5 mg/L e as três últimas amostras apresentaram este resultado, a ETA Cubatão foi religada.

Neste momento, está sendo feito o processo de tratamento da água, que leva entre 1h30 e 2h. Após a conclusão do tratamento, a água passará por um novo teste laboratorial para atestar sua qualidade. Somente após o resultado deste teste ela começará a ser distribuída para abastecer os reservatórios.