Prefeitura de Joinville reforça alerta pelo consumo consciente de água

Publicada em 29/01/2024 às 15:08
Relacionado a: Gabinete do Prefeito - GAP

Por volta das 10h desta segunda-feira (29), a Prefeitura e a Companhia Águas de Joinville interromperam a captação da Estação de Tratamento de Água do Cubatão, responsável por aproximadamente 75% da água tratada na cidade. A medida foi necessária após um acidente com derramamento de produto químico na Serra Dona Francisca.

“O fechamento foi justamente para que a substância não entrasse no nosso sistema de tratamento, garantindo assim que toda a água já tratada possa ser consumida normalmente”, destaca o prefeito Adriano Silva.

O volume de água que ainda havia nos reservatórios foi praticamente todo consumido. Essa água é potável, em condições normais de consumo. Por este motivo, a água que estava armazenada nas caixas d’água das residências pode ser consumida.

A Companhia Águas de Joinville acompanha, por meio de análises laboratoriais, as condições da água que passa pelo Rio Cubatão, mesmo enquanto a captação permanece suspensa.

Sobre a substância

A substância que estava sendo transportada é Ácido Lineal Alquilbenceno Sulfônico (LAS), em concentração de 90%. Na indústria química, é utilizado como matéria ativa na elaboração de detergentes, xampus e cremes dentais.

Em concentrações normais, o Ácido Lineal Alquilbenceno Sulfônico não apresenta característica tóxica para humanos, para a fauna ou para a flora.

O alto potencial como componente espumante pode ser visualizado pela produção de uma grande quantidade de espuma com alta densidade no leito do rio.

A substância é biodegradável em todo o processo de fabricação e produção, resultando em compostos que não são nocivos, como água, anidrido carbônico, sulfato sólido e biomassa. Sua taxa de biodegrabilidade é superior a 98%.

Serviços de Saúde de Joinville participam de reunião do Gabinete de Crise

Companhia Águas de Joinville fecha preventivamente ETA do Cubatão