Companhia Águas de Joinville monitora água do rio Cubatão

Publicada em 29/01/2024 às 18:03
Relacionado a: Gabinete do Prefeito - GAP, Companhia Águas de Joinville - CAJ

Técnicos da Companhia Águas de Joinville estão monitorando a água do Rio Cubatão desde a manhã desta segunda-feira (29). A coleta próxima à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Cubatão ocorre a cada meia hora, desde às 10h30 da manhã. As medições apontam para uma redução na taxa de contaminação, mas ainda não há previsão de abertura da captação e normalização dos serviços.

Na primeira medição, feita meia hora após o fechamento preventivo da captação, ocorrido às 10h, o índice de contaminação da água do rio era de 0,19 mg do componente químico por litro de água (mg/L). O valor aceitável para o a presença do componente é de 0,5 mg/L.

Às 14h30, cerca de 1h depois que a espuma que indica a presença do componente chegar nas proximidades da ETA Cubatão, o índice atingiu o pico até o momento, que foi de 1,09 mg/L. Na medição das 16h30, a taxa já havia baixado para 0,63 mg/L.

Mesmo com a redução, ainda não é possível afirmar quando a captação será retomada e o serviço reestabelecido.

“Estamos acompanhando os trabalhos de medição, que vão continuar acontecendo periodicamente até que a situação seja normalizada. Pedimos que a população continue contribuindo economizando água e se informando em nossos canais oficiais”, afirma o prefeito Adriano Silva.

Companhia Águas de Joinville fecha preventivamente ETA do Cubatão

Prefeitura de Joinville decreta Situação de Emergência

Serviços de Saúde de Joinville participam de reunião do Gabinete de Crise

Prefeitura de Joinville reforça alerta pelo consumo consciente de água