Apresentar proposta de Operação Urbana Consorciada – OUC

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 24.0.255351-5, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 08/11/2024 às 11:11.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como Apresentar proposta de Operação Urbana Consorciada – OUC no Município de Joinville (SC). A Operação Urbana Consorciada é o instrumento que autoriza a praticar alterações nos índices urbanísticos de parcelamento, uso e ocupação do solo e nas normas edilícias tendo como objetivo a transformação urbanística, melhorias sociais e a valorização ambiental de uma determinada região do município. Cada OUC será criada por lei complementar específica.

Quem pode fazer?

Proprietário, empreendedor, representante ou procurador de empreendimento/lote.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos E-mail: sepur.upl@joinville.sc.gov.br Todos os dias, 24 horas
Presenciais Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano – SEPUR
Localização: Rua Quinze de Novembro, 485 – Centro, Joinville – SC
Prioridades de atendimento: não informado
Tempo de espera: não informado
Segunda a sexta, 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos
Telefônicos Não é possível  
Postais Não é possível  

Como fazer?

1) Elaborar proposta de Operação Urbana Consorciada – OUC:

A proposta de OUC é composta no mínimo dos seguintes documentos:

  • Minuta de Lei Complementar;
  • Plano de Operação Urbana Consorciada, contendo:
    • Definição da área a ser atingida;
    • Programa básico de ocupação da área;
    • Programa de atendimento econômico e social para a população diretamente afetada pela operação;
    • Finalidades da operação (observar art. 103 do Plano Diretor);
    • Estudo prévio de impacto de vizinhança, nos casos exigidos por lei;
    • Contrapartida a ser exigida dos proprietários, usuários permanentes e investidores privados;
    • Forma de controle da operação, obrigatoriamente compartilhado com representação da sociedade civil.

2) Protocolar proposta

Encaminhar a documentação por e-mail para sepur.upl@joinville.sc.gov.br e aguardar o parecer.

3) Obter resultado

A SEPUR fará contato, encaminhando o parecer.

Em caso positivo, informando a manifestação de interesse na proposta apresentada, a SEPUR orientará as próximas etapas, que consistem em:

  • Correções e ajustes da redação da minuta e do plano apresentado, caso seja necessário;
  • Apresentação da proposta de OUC ao Conselho da Cidade – CMDSJ, pelo interessado;
  • Encaminhamento da proposta à PGM;
  • Encaminhamento da proposta à CVJ.

Após sancionada a lei que institui a respectiva OUC, será possível firmar o Termo de Convênio.

Quanto custa?

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.

Quanto tempo leva?

Não informado.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

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