Esta publicação contém documentação relacionada à elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Caieira (PNMC), do Município de Joinville (SC), para fins de consulta pública.
Tipo de publicação: Plano de Manejo
Documentação: Revisão do Plano de Manejo da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Morro do Boa Vista 2020
Esta publicação contém documentação relacionada a Revisão do Plano de Manejo da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Morro do Boa Vista, do Município de Joinville (SC), em 2020.
Documentação: Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Ilha do Morro do Amaral
Esta publicação contém documentação relacionada à Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Ilha do Morro do Amaral, localizada às margens da Baía da Babitonga, na região sudeste do Município de Joinville (SC).
A Reserva pertence ao bairro Paranaguamirim e possui 3,36 km², ocupando aproximadamente 0,3% da área total do Município. Foi criada por meio do Decreto Municipal nº 6.182/1989 e categorizada como Reserva de Desenvolvimento Sustentável pela Lei Municipal nº 7.208/2012.
A Ilha possui indícios de ter sido povoada por sambaquianos e indígenas tupi-guarani e posteriormente por açorianos e portugueses, no final do século XVIII. Sobre o patrimônio cultural, originalmente, a região era conhecida como Riacho Saguaçu, mas com o tempo, pela presença da família Amaral, passou a ser designada como Morro do Amaral.
Como aspectos imateriais da cultura local, pode-se citar a pesca artesanal como um modo de vida próprio, com manifestações culturais particulares expressas no cotidiano dos moradores tradicionais e nas formas de obtenção do sustento.
Documentação: Parque Natural Municipal da Caieira
Esta publicação contém documentação relacionada ao Parque Natural Municipal da Caieira, localizado na região centro-leste do Município de Joinville (SC).
O Parque possui 1,47 km² e ocupa aproximadamente 0,13% da área total do Município. Localiza-se próximo aos bairros Adhemar Garcia e Ulysses Guimarães e às margens da Lagoa do Saguaçu.
Foi criado por meio do Decreto Municipal nº 11.374/2004 e tombado por meio do Decreto Municipal de Tombamento nº 11.760/2004, que estabelece toda a área do Parque da Caieira como Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Arqueológico e Ambiental do Município de Joinville.
O objetivo da criação do Parque é preservar um dos últimos remanescentes do ambiente de manguezal e restinga junto ao perímetro urbano do Município. A origem do nome se deu pela exploração do sambaqui ali existente, considerado até 1960 como uma jazida natural de conchas, utilizadas na fabricação da cal através da queima em antigas indústrias conhecidas como “caieiras”.
Documentação: Parque Ecológico Prefeito Rolf Colin
Esta publicação contém documentação relacionada ao Parque Ecológico Prefeito Rolf Colin, localizado na macrozona rural do Município de Joinville (SC).
O Parque possui 16,3 km² e ocupa aproximadamente 1,45% da área total do Município. Localiza-se no bairro Vila Nova e no interior de outra Unidade de Conservação, a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca. O principal acesso para o Parque é por meio da Estrada dos Morros, a qual finaliza na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Piraí.
Foi criado por meio do Decreto Municipal nº 6.959/1992 com o objetivo de garantir a preservação da Floresta Atlântica e da fauna e flora da região, além de manter os recursos naturais em seu estado original, visando garantir a qualidade da água captada do rio Piraí, que constitui um dos mananciais responsáveis por parte do abastecimento de água da população do Município de Joinville.
Documentação: Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Morro do Boa Vista
Esta publicação contém documentação relacionada à Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Morro do Boa Vista, localizada na região central do Município de Joinville (SC).
A ARIE do Morro do Boa Vista pertence aos bairros Saguaçu, Iririú e Boa Vista e possui 3,9 km², ocupando aproximadamente 0,35% da área total do Município. Criada por meio do Decreto Municipal nº 11.005/2003, abriga ecossistemas com expressiva diversidade de fauna e flora e área verde em meio ao conjunto urbano.
Na área, está localizado o Parque Zoobotânico e o Mirante do Morro do Boa Vista, ponto mais alto da ARIE. Com 228 metros de altitude, o Mirante oferece a vista mais bonita de Joinville, com observação panorâmica da cidade desde a Serra Dona Francisca até a Baía da Babitonga.
Também encontra-se ali a primeira captação pública de água de Joinville, implantada em 1885 no Rio do Engenho, localizado no acesso de subida do Zoobotânico, que, na época, chamava-se Ribeirão do Engenho de Arroz e alimentava inicialmente seis bicas de distribuição de água no centro da cidade.
Documentação: Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca
Esta publicação contém documentação relacionada à Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca, localizada na região oeste do Município de Joinville (SC).
A APA Serra Dona Francisca pertence aos bairros Vila Nova e Pirabeiraba e possui área de 401,77 km², ocupando aproximadamente 35% da área total do Município. Criada por meio do Decreto Municipal nº 8.055/1997, engloba a região das encostas da Serra do Mar e do Planalto Ocidental, além dos mananciais dos rios Cubatão e Piraí, os quais constituem as principais fontes de abastecimento público do Município.
De uma paisagem encantadora, a APA conserva muito da cultura local, tendo como base a preservação ambiental e o turismo de natureza. Os pontos mais elevados são a Serra Queimada (1.323 metros), onde nasce o rio Cubatão, o Pico do Jurapê e o Morro Pelado, voltados ao turismo de aventura.
Para saber mais sobre as atividades relacionadas ao turismo na APA, acesse o site turismoruraljoinville.com.br ou redes sociais. Mais informações também estão disponíveis nas Rotas Turísticas e Guias da Cidade de Joinville.
Plano de Manejo da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Morro do Boa Vista
O Plano de Manejo da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Morro do Boa Vista é um conjunto de documentos que traça diagnóstico, análise e planejamento para a unidade de conservação em questão.