Documentação: Parque Natural Municipal da Caieira

De: Unidade de Desenvolvimento de Gestão Ambiental - SAMA.UGA, Secretaria de Meio Ambiente - SAMA
Criado: 18 de setembro de 2018
Última atualização: 18 de dezembro de 2023

Esta publicação contém documentação relacionada ao Parque Natural Municipal da Caieira, localizado na região centro-leste do Município de Joinville (SC).

O Parque possui 1,47 km² e ocupa aproximadamente 0,13% da área total do Município. Localiza-se próximo aos bairros Adhemar Garcia e Ulysses Guimarães e às margens da Lagoa do Saguaçu.

Foi criado por meio do Decreto Municipal nº 11.374/2004 e tombado por meio do Decreto Municipal de Tombamento nº 11.760/2004, que estabelece toda a área do Parque da Caieira como Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Arqueológico e Ambiental do Município de Joinville.

O objetivo da criação do Parque é preservar um dos últimos remanescentes do ambiente de manguezal e restinga junto ao perímetro urbano do Município. A origem do nome se deu pela exploração do sambaqui ali existente, considerado até 1960 como uma jazida natural de conchas, utilizadas na fabricação da cal através da queima em antigas indústrias conhecidas como “caieiras”.

Decreto nº 11.734, de 11 de março de 2004

Cria o "Parque Natural Municipal da Caieira"

Guia de Campo para Visitação ao Parque Natural Municipal da Caieira

Documento disponibilizado em 18/12/2023.

PDF , 1 MB

Detalhes

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.