Documentação: Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Ilha do Morro do Amaral

De: Conselho Deliberativo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Ilha do Morro do Amaral - CD RDS MA, Unidade de Apoio aos Conselhos - SAMA.UAC, Unidade de Desenvolvimento de Gestão Ambiental - SAMA.UGA, Secretaria de Meio Ambiente - SAMA
Criado: 18 de setembro de 2018
Última atualização: 18 de dezembro de 2023

Esta publicação contém documentação relacionada à Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Ilha do Morro do Amaral, localizada às margens da Baía da Babitonga, na região sudeste do Município de Joinville (SC).

A Reserva pertence ao bairro Paranaguamirim e possui 3,36 km², ocupando aproximadamente 0,3% da área total do Município. Foi criada por meio do Decreto Municipal nº 6.182/1989 e categorizada como Reserva de Desenvolvimento Sustentável pela Lei Municipal nº 7.208/2012.

A Ilha possui indícios de ter sido povoada por sambaquianos e indígenas tupi-guarani e posteriormente por açorianos e portugueses, no final do século XVIII. Sobre o patrimônio cultural, originalmente, a região era conhecida como Riacho Saguaçu, mas com o tempo, pela presença da família Amaral, passou a ser designada como Morro do Amaral.

Lei nº 7.208, de 12 de abril de 2012

Altera a categoria do Parque Municipal da Ilha do Morro do Amaral para Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Ilha do Morro do Amaral, e dá outras providências

Detalhes

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.