Requerer Certidão de Viabilidade de Uso do Solo Geral com Parâmetros Ambientais

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 22.0.358280-9, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 15/09/2023 às 13:11.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como requerer Certidão de Viabilidade de Uso do Solo Geral com Parâmetros Ambientais, documento emitido pelo Município de Joinville (SC). A certidão informa o zoneamento do imóvel e se o empreendimento está a jusante ou a montante do local de captação de água pela Companhia Águas de Joinville – CAJ. As informações sobre as características ambientais do terreno estarão na Verificação do Meio Físico – VFM, documento anexo à certidão. 

A VFM reúne os dados que a Secretaria de Meio Ambiente (SAMA) dispõe para uma análise ambiental prévia. São informações sobre hidrografia, topografia, unidades de conservação e zoneamento, além de observações. Esses mesmos dados podem ser obtidos pelo contribuinte ao acessar o Sistema de Informações Municipais Georreferenciadas (Simgeo). 

O que diz a Verificação do Meio Físico – VFM (parâmetros ambientais):

  • Hidrografia: nascentes; corpo d’água (tubulado/galeria fechada/via); corpo d’água; corpo d’água (tubulado/galeria fechada); corpo d’água (canal/galeria aberta); curso d’água; canal artificial; massa d’água; reservatórios por represamento; reservatório artificial; olho d’água; nascentes difusas; integrados à microdrenagem; e integrados à macrodrenagem.
  • Topografia: cota 40m e declividade.
  • Unidades de conservação e zoneamento.
  • Observação: Área Urbana Consolidada; Área de Risco Geológico; e Áreas de Interesse Ecológico Relevantes.

Atenção: informações de índices urbanísticos, como recuos, gabarito, faixa não edificável, coeficiente etc., não constam na Certidão de Viabilidade de Uso do Solo e deverão ser consultados nos Anexos VI e VII da Lei Complementar nº 470/2017.

Quem pode fazer?

Pessoa física ou jurídica.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos TMI – Tributos Municipais Inteligentes  Todos os dias, 24 horas
Presenciais Secretaria de Meio Ambiente – SAMA
Localização: Centro de Atendimento ao Cidadão, Rua Dr. João Colin, 2.719, térreo – Santo Antônio, Joinville – SC
Segunda a sexta, 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos, mediante agendamento prévio por WhatsApp (47) 98813-6417
Telefônicos Não é possível  
Postais Não é possível  

Como fazer?

1) Reunir documentação

1.1) Imóvel em área urbana

  1. Cópia de documento de identificação do requerente (responsável pela inserção dos dados no processo);
  2. Inscrição imobiliária;
  3. Matrícula atualizada do imóvel (emitida há no máximo 30 dias); ou
  4. Contrato de Compra e Venda de Imóvel ou Compromisso de Compra e Venda de Imóvel, que comprove número do lote e quadra, para imóveis pertencentes a loteamento/urbanizações (sendo as partes a empresa loteadora e o comprador).

1.2) Imóvel em área rural

  1. Cópia de documento de identificação do requerente (responsável pela inserção dos dados no processo);
  2. Requerimento para Certidão de Imóvel Localizado em Área Rural, contendo croqui de localização com amarração de ruas próximas​ ou coordenadas geográficas em UTM, DATUM SIRGAS 2000.
  3. Matrícula atualizada do imóvel (emitida há no máximo 30 dias); ou
  4. Contrato de Compra e Venda de Imóvel ou Compromisso de Compra e Venda de Imóvel, que comprove número do lote e quadra, para imóveis pertencentes a loteamento/urbanizações (sendo as partes a empresa loteadora e o comprador).

2) Protocolizar requisição

2.1) Protocolizar eletronicamente

  1. Acessar TMI – Tributos Municipais Inteligentes.
  2. Selecionar opção “Atendimento SAMA – Certidões” e clicar em “Certidão de Viabilidade de Uso do Solo Geral – Parâmetro Ambiental”.
  3. Preencher todas as informações para abertura do processo. Conferir informações referentes ao parcelamento do solo e dados cadastrais.
  4. Gravar processo (enviar as informações).
  5. Receber o número de protocolo do requerimento e emitir boleto de pagamento.
  6. Pagar boleto.
  7. Agendar pelo WhatsApp (47) 98813-6417 a entrega dos documentos e do comprovante de pagamento.
  8. Comparecer à Secretaria de Meio Ambiente – SAMA no dia e horário agendados. 
  9. Apresentar documentos e comprovante de pagamento.

2.2) Protocolizar presencialmente

  1. Agendar atendimento pelo WhatsApp (47) 98813-6417, para solicitar abertura de processo de “Certidão de Viabilidade de Uso do Solo Geral – Parâmetro Ambiental”.
  2. Com a documentação reunida conforme etapa 1, comparecer à Secretaria de Meio Ambiente – SAMA no dia e horário agendados.
  3. Apresentar documentação e fornecer informações solicitadas.
  4. Receber número de processo e boleto de pagamento.
  5. Pagar boleto e apresentar comprovante de pagamento – caso o pagamento não seja feito no momento do atendimento ou falte algum documento, será necessário fazer um novo agendamento.

Atenção: o processo que não estiver com a documentação exigida ficará pendente.

Após análise técnica dos documentos apresentados, novas complementações poderão ser solicitadas.

3) Consultar andamento

Acessar Consulta de Processos do TMI, informando número do protocolo e chave de acesso, ou enviar mensagem com o número do processo para o WhatsApp (47) 98823-4464, para consultar andamento da solicitação.

Em caso de pendências de documentação:

  1. Na consulta do processo, acessar aba “Histórico”.
  2. Constando a informação “Ofício”, abrir a aba “Parecer” e fazer download do ofício para verificar as exigências; ou solicitar agendamento pelo WhatsApp (47) 98813-6417, com número do processo, para retirada do ofício e posterior devolução com documentos complementares solicitados.
  3. Dependendo da documentação exigida, o requerente pode, com número do processo, encaminhar os documentos para o e-mail sama.uap.aps@joinville.sc.gov.br, ou solicitar agendamento pelo WhatsApp (47) 98813-6417 para entrega presencial.

4) Obter certidão

  1. Acessar Consulta de Processos do TMI, informando número do protocolo e chave de acesso.
  2. Constando informação de “Pronto para Entrega”, solicitar agendamento pelo WhatsApp (47) 98813-6417, com número do processo, para retirada da certidão.

A certidão emitida também fica disponível para download na aba “Parecer” da Consulta de Processos do TMI.

Quanto custa?

Os custos de protocolização podem ser consultados em TMI – Tributos Municipais Inteligentes, na opção “Atendimento SAMA – Certidões”.

Quanto tempo leva?

Prazo médio para resposta é de 30 dias, contados a partir da data de entrada do processo na Unidade de Aprovação de Projetos (Área de Parcelamento do Solo) da Secretaria de Meio Ambiente – SAMA, mas pode variar dependendo da complexidade da situação do imóvel.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

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Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

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