Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 22.0.356895-4, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 14/08/2023 às 11:58.
O que é?
Este conteúdo orienta sobre como requerer Certidão de Desmembramento, documento emitido pelo Município de Joinville (SC) que autoriza o desmembramento de lotes urbanos (parcelamento de lotes para ruas já denominadas e doadas ao Município).
Quem pode fazer?
Pessoa física ou procurador de pessoa jurídica.
Onde e quando fazer?
Canais | Onde | Quando |
---|---|---|
Eletrônicos | TMI – Tributos Municipais Inteligentes | Todos os dias, 24 horas |
Presenciais | Secretaria de Meio Ambiente – SAMA Localização: Centro de Atendimento ao Cidadão, Rua Dr. João Colin, 2.719, térreo – Santo Antônio, Joinville – SC |
Segunda a sexta, 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos, mediante agendamento prévio por WhatsApp (47) 98813-6417 |
Telefônicos | Não é possível | |
Postais | Não é possível |
Como fazer?
1) Reunir documentação
- Cópia de documento de identificação do requerente (responsável pela inserção dos dados no processo).
- Procuração e documento de identificação do procurador.
- Certidão atualizada do imóvel expedida por Cartório de Registro de Imóveis (emitida há no máximo 30 dias).
- 03 vias do Projeto de Desmembramento georreferenciado.
- Levantamento planialtimétrico em arquivo digital DWG versão CAD 2014.
- Vínculo de Responsabilidade Técnica (ART, RRT, TRT).
- Memorial Descritivo.
- Se imóvel em área rural, acrescentar Cadastro Ambiental Rural – CAR.
Os projetos apresentados devem estar de acordo com Lei Complementar nº 470/2017, Lei nº 6.766/1979, Lei nº 17.492/2018 e demais leis abrangentes que não estejam aqui citadas, estando sujeitos a cumprir exigências solicitadas em ofício.
2) Protocolizar requisição
2.1) Protocolizar eletronicamente
- Acessar TMI – Tributos Municipais Inteligentes.
- Selecionar opção “Atendimento SAMA – Certidões” e clicar em “Certidão de Desmembramento”.
- Preencher todas as informações para abertura do processo. Conferir informações referentes ao desmembramento e dados cadastrais.
- Gravar processo (enviar as informações).
- Receber o número de protocolo do requerimento e emitir boleto de pagamento.
- Pagar boleto.
- Agendar pelo WhatsApp (47) 98813-6417 a entrega dos documentos e do comprovante de pagamento.
- Comparecer à Secretaria de Meio Ambiente – SAMA no dia e horário agendados.
- Apresentar documentos e comprovante de pagamento.
2.2) Protocolizar presencialmente
- Agendar atendimento pelo WhatsApp (47) 98813-6417, para solicitar abertura de processo de “Certidão de Desmembramento”.
- Com a documentação reunida conforme etapa 1, comparecer à Secretaria de Meio Ambiente – SAMA no dia e horário agendados.
- Apresentar documentação e fornecer informações solicitadas.
- Receber número de processo e boleto de pagamento.
- Pagar boleto e apresentar comprovante de pagamento – caso o pagamento não seja feito no momento do atendimento ou falte algum documento, será necessário fazer um novo agendamento.
Atenção: após análise técnica dos documentos apresentados, novas complementações poderão ser solicitadas, conforme segue:
- Declaração de Responsabilidade do Responsável Técnico quanto às informações prestadas;
- Alvará de Construção ou Declaração do Responsável Técnico / Proprietário quanto às edificações existentes, caso houver;
- Anuência dos órgãos responsáveis, quando cabível;
- Inventário de Partilha (em caso de espólio);
- Outros documentos, caso necessário.
O processo que não estiver com a documentação exigida ficará pendente.
3) Consultar andamento
Acessar Consulta de Processos do TMI, informando número do protocolo e chave de acesso, ou enviar mensagem com o número do processo para o WhatsApp (47) 98823-4464, para consultar andamento da solicitação.
Em caso de pendências de documentação:
- Na consulta do processo, acessar aba “Histórico”.
- Constando a informação “Ofício”, abrir a aba “Parecer” e fazer download do ofício para verificar as exigências; ou solicitar agendamento pelo WhatsApp (47) 98813-6417, com número do processo, para retirada do ofício e posterior devolução com documentos complementares solicitados.
4) Obter certidão
- Acessar Consulta de Processos do TMI, informando número do protocolo e chave de acesso.
- Constando informação de “Pronto para Entrega”, solicitar agendamento pelo WhatsApp (47) 98813-6417, com número do processo, para retirada da certidão.
- No caso de imóvel em área rural, o contribuinte receberá a Certidão de Nada a Opor a Desmembramento.
Quanto custa?
O custo de protocolização pode ser consultado em TMI – Tributos Municipais Inteligentes, na opção “Atendimento SAMA – Certidões”, e refere-se à análise de área até 1.000 m². Quando a área exceder 1.000 m², será cobrado R$ 0,03/m².
Quanto tempo leva?
Prazo médio de resposta da primeira análise é de 45 (quarenta e cinco dias), contados a partir da data de entrada do processo na Unidade de Aprovação de Projetos (Área de Parcelamento do Solo) da Secretaria de Meio Ambiente – SAMA, mas pode variar dependendo da complexidade da situação do imóvel.
Sobre estas informações:
Unidade(s) responsável(is)
- Área de Parcelamento do Solo – SAMA.UAP.APS
- Unidade de Aprovação de Projetos – SAMA.UAP
Atos regulamentadores
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