Requerer Análise Prévia de Viabilidade Locacional

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 25.0.225296-7, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 17/09/2025 às 14:48.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como requerer Análise Prévia de Viabilidade Locacional, no Município de Joinville (SC).

Consiste em uma análise prévia sobre a possibilidade de exercício da atividade econômica desejada, no local escolhido, de acordo com a legislação de Ordenamento Territorial. A análise prévia tem caráter meramente consultivo, com base na Lei Complementar nº 470/2017, Lei Complementar nº 336/2011, Decreto n° 56.572/2023 e demais normas pertinentes.

A análise não exime o empreendedor de obter as autorizações necessárias, alvarás, licenças e/ou outros documentos junto aos órgãos competentes, para a instalação da empresa, tais como Alvará de Localização e Funcionamento, Alvará Sanitário, Laudo de Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar, Licença Ambiental, Certificado de Vistoria da Polícia Civil, entre outros documentos, sempre que cabíveis, de acordo com a legislação.

Quem pode fazer?

Pessoa física e jurídica.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos TMI – Tributos Municipais Inteligentes Todos os dias, 24 horas
Presenciais Não é possível  
Telefônicos Não é possível  
Postais Não é possível  

Como fazer?

1) Reunir informações necessárias

  • Cópia do documento de identificação do requerente (cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, se pessoa jurídica, e/ou Cadastro de Pessoa Física – CPF, se pessoa física); 
  • Para imóvel urbano, apresentar cópia do carnê de IPTU do local pretendido;
  • Para imóvel rural, apresentar Mapa de Localização do lote com amarração de ruas próximas;
  • Informar os seguintes dados:
    • Área do estabelecimento em m²;
    • Atividade a ser desenvolvida no local com código CNAE;
    • Para atividade industrial, informar a quantidade de vagas de estacionamento para carga/descarga; docas e operação/viagem diária de veículos.

2) Protocolizar requisição

  1. Acessar TMI – Tributos Municipais Inteligentes.
  2. Selecionar o serviço “Atendimento SAMA – Consulta informativa do lote” e clicar na opção “Análise Prévia de Viabilidade Locacional”.
  3. Realizar o cadastro do protocolo, anexar os documentos exigidos na etapa 1, gravar processo e emitir guia de recolhimento de preço público.
  4. Efetuar pagamento (confira as formas de pagamento).
  5. Receber número de protocolo e aguardar resultado do processo.

Durante a fase de análise do processo, podem ser solicitados novos documentos.

3) Consultar processo e obter resultado

Acessar ambiente de consulta do sistema TMI – Tributos Municipais Inteligentes, inserir número do processo e de chave de consulta (disponível no rodapé da capa do processo ou recebida por e-mail) e acessar a aba “Histórico” para acompanhar o andamento do processo, ou, em caso de dificuldade, enviar e-mail para sama.ucp@joinville.sc.gov.br.

Quando constar a informação no processo “Deferido – Emitido Documento” acessar a aba “Parecer” e realizar download da Análise.

O processo será indeferido e arquivado após ausência na movimentação do processo por parte do requerente por período de 60 dias.

Quanto custa?

O custo de protocolização pode ser consultado em TMI – Tributos Municipais Inteligentes, na opção “Atendimento SAMA – Consulta informativa do lote”.

Quanto tempo leva?

Não informado.

Sobre estas informações

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Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

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