Requerer Alvará de Licença para Localização e Permanência para Autônomo e/ou Profissional Liberal

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 18.0.072821-0, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 19/01/2024 às 10:22.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como requerer Alvará de Licença para Localização e Permanência para Autônomo e/ou Profissional Liberal, licença decorrente do poder de polícia do Município de Joinville (SC) que permite que a pessoa física exerça a atividade de forma legal no território do município.

Profissional liberal é toda pessoa física que possui formação técnica ou acadêmica em determinada área.

Autônomo é toda pessoa física que oferta produtos e serviços sem vínculo empregatício e que detém conhecimento empírico e não formação técnica.

Quem pode fazer?

Pessoa física, representando a si ou representada por responsável técnico, que desenvolve atividade econômica de modo habitual no território de Joinville (SC).

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos TMI – Tributos Municipais Inteligentes (1) Todos os dias, 24 horas
Presenciais Não é possível
Telefônicos Não é possível
Postais Não é possível

(1) Em caso de dúvidas, consultar o Espaço do Empreendedor.

Como fazer?

1) Reunir informações necessárias

1. Ficha de Requerimento de Alvará de Licença para Localização e Permanência para Autônomo e/ou Profissional Liberal preenchida, impressa, assinada e em formato PDF.
  2. Documento de identificação com foto, em formato PDF.
  3. Comprovante de residência atualizado (dos últimos 90 dias), em nome do requerente, ou declaração de residência assinada por proprietário do imóvel em formato PDF ou documento comprobatório da habitualidade da prestação de serviços no município, em formato PDF.
  4. Para atividade SEM local fixo:
    • Autodeclaração preenchida, impressa, assinada e em formato PDF. Esta declaração é válida para autônomos/profissionais liberais que exerçam somente as atividades listadas no anexo I do Decreto nº 37.181/2020 e que o endereço seja utilizado apenas para contato ou correspondência.
  5. Para atividade COM local fixo:
  6. Para profissional liberal, acrescentar:
    1. Certificado de Conclusão do Curso para nível médio e/ou superior, em formato PDF.
    2. Carteira de Registro da Atividade (exemplos: OAB, CRC, CRM etc.), em formato PDF.

2) Protocolizar informações

2.1) Para responsável técnico com atuação no território municipal e/ou com acesso ao formulário eletrônico:

1. Acessar canal eletrônico informado.
  2. Anexar, digitalizada em formato PDF, documentação reunida conforme etapa 2.
  3. Receber número de processo e guia de recolhimento de preço público.
  4. Efetuar pagamento (confira as formas de pagamento).
  5. Aguardar resultado.

2.2) Para pessoa física, representando a si ou representada por responsável técnico que atua em outro município ou por terceiros:

Inscrição ou alteração de Alvará de Licença e Localização

1. Abrir protocolo seguindo orientações desta Cartilha.
  2. Pagar guia de recolhimento de preço público (confira as formas de pagamento).
  3. Aguardar resultado.

3) Consultar processamento

Acessar ambiente de consulta do sistema TMI – Tributos Municipais Inteligentes, inserir número do processo e de chave de consulta (disponível no rodapé da capa do processo ou recebida por e-mail) para consultar a tramitação do processo, ou, em caso de dificuldade, enviar e-mail para sama.ucp@joinville.sc.gov.br ou consultar o Espaço do Empreendedor.

4) Obter resultado

1. O processo sendo deferido, alvará é emitido e fica disponível para visualização/impressão conforme este serviço.
  2. Havendo pendências na documentação, usuário é comunicado de modo eletrônico e tem 180 dias para regularizá-las.
  3. Havendo impedimentos legais, processo é indeferido e alvará não é emitido.

Quanto custa?

• Solicitação de Inscrição de Alvará de Licença para Localização ou Permissão para Exercício de Atividade Econômica: R$ 33,92.
  • Solicitação de Alteração de Alvará de Licença para Localização ou Permissão para Exercício de Atividade Econômica: R$ 53,02.

Valor de referência para janeiro/2024. Valores são atualizados mensalmente conforme Índice de Preços ao Consumidor (IPCA).

Quanto tempo leva?

Até 10 dias úteis, a partir da data do recolhimento do preço público, para Alvará ser emitido e ficar disponível para visualização/impressão conforme este serviço.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.