Obter órteses, próteses ou meios auxiliares de locomoção (OPM) não relacionados ao ato cirúrgico

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.082250-1, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 05/08/2020 às 15:44.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como obter consulta com médico e, se necessário, com fisioterapeuta e terapeuta ocupacional para avaliação quanto à indicação do uso de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM), com posterior solicitação e encaminhamentos para o fornecimento desses equipamentos.

Quem pode fazer?

Pessoa residente no território do Município de Joinville (SC) que necessite de órtese, prótese ou meio auxiliar de locomoção (OPM).

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Não é possível
Presenciais Serviço Especializado em Reabilitação – SER
Localização: Avenida Alwino Hansen, 1.118 – Adhemar Garcia, Joinville – SC
Prioridades de atendimento: não informado
Tempo de espera: não informado
Segunda a sexta, 7h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos
Telefônicos Não é possível
Postais Não é possível

Como fazer?

1) Obtendo encaminhamento para avaliação especializada

1. Passar por consulta médica, ou por consulta com enfermeiro, ou por consulta com fisioterapeuta, fonoaudiólogo ou terapeuta ocupacional na atenção básica, ou por consulta em hospital público.
  2. Obter encaminhamento, com agendamento de data e horário, para avaliação especializada no(s) canal(is) informado(s).

2) Realizando avaliação especializada

1. Reunir as seguintes informações:
    1. Documento de identificação com foto.
    2. Documento de identificação com foto do familiar e/ou responsável.
    3. Cartão Nacional de Saúde.
    4. Exames e laudos realizados anteriormente.
    5. Lista de medicamentos com nome e dosagem.
    6. Órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção (OPM), caso possuir.
  2. Com as informações, comparecer no(s) canal(is) informado(s) na data e horário agendados conforme etapa 1.
  3. Dirigir-se à recepção.
  4. Aguardar ser chamado para consulta de avaliação.
  5. Seguir orientações fornecidas na consulta, as quais podem abranger encaminhamento para atendimento com assistente social e avaliação com fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

3) Obtendo órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM)

Confirmada a indicação para uso de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção (OPM), receber orientações sobre o processo de solicitação e recebimento dos equipamentos.

Quanto custa?

Este serviço é gratuito.

Quanto tempo leva?

Avaliação especializada pode durar entre 1 (uma) hora e 3 (três) horas.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

• Não informado.

Manifestar-se

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.