Obter Cartão Nacional de Saúde

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.086919-2, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 27/05/2021 às 12:31.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como obter Cartão Nacional de Saúde (“Cartão SUS”), documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Este registro contém as informações dos pacientes da rede pública de saúde, o que possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão, por meio do acesso às bases de dados dos sistemas envolvidos neste histórico.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Portal de Saúde do Cidadão Todos os dias, 24 horas
Presenciais Unidades Básicas de Saúde 
Localização: localizações diversas
Prioridades de atendimento: não informado
Tempo de espera: não informado
No período de funcionamento das mesmas
Telefônicos Não é possível  
Postais Não é possível  

Como fazer?

1) Eletronicamente

  1. Acessar canal eletrônico informado.
  2. Seguir as instruções.

2) Presencialmente

  1. Reunir a seguinte documentação:
    1. Cadastro de Pessoa Física (CPF).
    2. Carteira de identidade ou certidão de nascimento ou casamento.
    3. Comprovante de residência.
  2. Com a documentação, dirigir-se a um dos canais presenciais informados (recomendável dirigir-se ao canal da região onde reside).
  3. Conversar com facilitador.
  4. Entregar a documentação.  
  5. Aguardar a emissão do documento.
  6. Receber Cartão Nacional de Saúde.

Quanto custa?

Este serviço é gratuito.

Quanto tempo leva?

Cartão Nacional de Saúde é emitido no momento da entrega da documentação nos canais informados.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

  • Não informado.

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

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