Obter certificação de usuário para processo eletrônico

Carta de Serviço disponibilizada em atendimento à Lei nº 13.460/2017 e validada conforme Processo SEI nº 19.0.006280-9. Última atualização: 22/03/2019 18h42.

Acesso rápido

Certificação de usuário é o ato de confirmar que um usuário é ele mesmo – semelhante ao reconhecimento de firma –, para que o mesmo possa autuar (submeter) processos eletrônicos ao Município de Joinville (SC).

Qualquer pessoa física que tenha cadastro no Portal de Autosserviço.

Canal Onde Quando
Internet Formulário eletrônico Todos os dias, 24h
Presencial Não é possível
Telefone Não é possível
Outros Não é possível

1) Acessando o ambiente de certificação

Antes de começar, é necessário ter feito cadastro de usuário. Acesse esta Carta de Serviço para saber como fazê-lo.

Tendo o cadastro de usuário, acesse Certificação de usuário para ir ao ambiente de solicitação.

Para usuários cadastrados, este caminho também é acessível dentro do Portal de Autosserviço, por meio da opção “Certificação de usuário”, no menu “Serviços” (tela 2).

2) Solicitando a certificação

Na tela de “Certificação de usuário”, você verá orientações de como proceder. Basicamente, você terá de fazer as seguintes etapas:

1. Baixar um Termo de Responsabilidade em seu computador.
  2. Imprimir o Termo de Responsabilidade.
  3. Assinar o Termo de Responsabilidade impresso.
  4. Digitalizar (fotografar ou escanear) o Termo de Responsabilidade impresso e assinado.
  5. Digitalizar (fotografar ou escanear) um documento de identificação com foto seu.
  6. Anexar o Termo de Responsabilidade e o documento de identificação digitalizados nos campos solicitados, na tela de “Certificação de usuário”.
  7. Inserir sua senha de usuário (criada no cadastro de usuário).
  8. Marcar a opção “Declaro que as informações ora prestadas são verdadeiras sob pena de responsabilidade administrativa”.
  9. Clicar no botão “Enviar”.

As etapas acima estão ilustradas na tela 3.

Após clicar em “Enviar”, se houver algum erro, você receberá uma notificação na tela. Se estiver tudo correto, você receberá uma mensagem de que a solicitação foi enviada (tela 4).

3) Consultando o resultado

Requerida a certificação, acesse o Portal de Autosserviço e vá na opção “Consultar processo de certificação”, no menu “Serviços”, para visualizar a tramitação do processo (tela 5).

O Município validando sua certificação, você receberá uma informação dentro do processo eletrônico. Se houver alguma pendência, você será comunicado da mesma forma (tela 6).

Sua solicitação sendo validada, você passa a ser um usuário certificado (tela 7) e está apto a autuar processos eletrônicos ao Município de Joinville.

4) Visualizando as telas do sistema

As imagens a seguir mostram telas do sistema. Clique sobre elas para ampliá-las.

Tela de entrada no sistema Autosserviço

Tela 1. Entrada do sistema Autosserviço.

T000201AutosservicoCertificacaoEntrar

Tela 2. Caminho para solicitar a certificação de usuário, depois de realizado cadastro e feito login no sistema Autosserviço.

Formulário para solicitação de certificação de usuário no sistema Autosserviço

Tela 3. Formulário de certificação de usuário, com botão para baixar Termo de Responsabilidade (1), campos para inserir Termo assinado e digitalizado (2) e documento de identificação digitalizado (3), campo para inserir senha (4) e botão “Autuar processo” (5).

Mensagem que usuário receberá na tela após solicitar certificação de usuário no sistema Autosserviço

Tela 4. Mensagem que aparecerá na tela após autuar a certificação (destaque em vermelho).

Caminho para consultar a tramitação do processo de certificação de usuário no sistema Autosserviço

Tela 5.  Caminho para consultar a tramitação do processo de certificação, por meio da opção “Consultar processo de certificação” (destaque em vermelho), no menu “Serviços”, no sistema Autosserviço.

Acompanhamento de processo no sistema Autosserviço

Tela 6. Acompanhamento do processo, com documentos (1), onde aparecerá informação de que sua certificação foi validada pelo Município, e dados de tramitação (2).

Status de usuário certificado no sistema Autosserviço

Tela 7. Status de que você é um usuário certificado (destaque em vermelho).

5) Continuando após obter a certificação

Feito o cadastro, você já pode acessar o Portal de Autosserviço, preencher requerimentos (formulários eletrônicos) e enviar as informações para análise da Prefeitura.

Acesse estas Cartas de Serviços para conhecer os serviços que podem ser requeridos eletronicamente. Para outras informações sobre o Portal de Autosserviço, acesse esta Carta de Serviço.

6) Obtendo ajuda

É recomendável seguir o passo a passo indicado nas etapas acima para obter a certificação. Se, ainda assim, você precisar de ajuda, envie e-mail para sei@joinville.sc.gov.br (mensagens são respondidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos) ou entre em contato no telefone (47) 3431-3350, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos.

Este serviço é gratuito.

Até 72 horas úteis.

Sobre este serviço

Unidade responsável

Compromissos e padrões

Prioridades de atendimento em fila: não se aplica.

Tempo de espera em fila: não se aplica.

Manifeste sua opinião

Registrar manifestação para fazer reclamação, sugestão ou elogio sobre este serviço ou sobre estas informações.