Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.006256-6, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 24/03/2021 às 11:07.
O que é?
Este conteúdo orienta sobre como efetuar cadastro de usuário para acessar Portal de Autosserviço. Cadastro para autosserviço é o ato de fornecer os dados pessoais e criar uma senha de acesso ao Portal de Autosserviço, do Município de Joinville (SC).
Para saber mais sobre o portal, acessar este serviço.
Quem pode fazer?
Pessoa física, representando a si ou outra pessoa, seja ela pessoa física ou pessoa jurídica.
Onde e quando fazer?
Canais | Onde | Quando |
---|---|---|
Eletrônicos | Formulário eletrônico | Todos os dias, 24 horas |
Presenciais | Não é possível | |
Telefônicos | Não é possível | |
Postais | Não é possível |
Como fazer?
1) Acessando formulário de cadastro
Acessar Cadastro de pessoa física para visualizar formulário eletrônico a ser preenchido.
Este cadastro também é acessível a partir da tela inicial do sistema Autosserviço, por meio da opção “Cadastro de pessoa física”, no menu “Não possui conta?” (tela 2).
2) Preenchendo cadastro
O formulário (tela 3) solicitará informações pessoais, como nome completo, CPF, e-mail, número de documento de identidade, telefones e endereço.
Também devem ser respondidas perguntas de segurança, para eventual recuperação da senha. A senha deve obedecer aos critérios especificados.
Ao fim, assinalar opção “Não sou um robô” – isto serve para evitar ataques de vírus ao sistema – e clicar no botão “Cadastrar”.
Caso alguma informação não seja preenchida corretamente, uma notificação aparecerá na tela. Caso todas informações estejam corretas, uma mensagem informará que o cadastro foi efetuado (tela 4).
3) Confirmando cadastro
Após efetuar cadastro, o usuário receberá, por e-mail, uma mensagem que solicita confirmação do cadastro (tela 5).
Para confirmar o cadastro, acessar e-mail, abrir a mensagem e clicar no link “Confirmar meu e-mail”, que direcionará novamente ao sistema Autosserviço, onde informará que o cadastro foi confirmado (tela 6).
Após confirmação, o usuário estará apto a acessar (fazer login) o sistema Autosserviço.
4) Visualizando as telas do sistema
As imagens a seguir mostram telas do sistema. Clique sobre elas para ampliá-las e saber mais.
Tela 4. Mensagem que aparecerá na tela após a conclusão do cadastro (destacada em vermelho). Acessar e-mail após recebê-la.
Tela 5. Mensagem enviada ao e-mail para confirmação do cadastro. No e-mail, clicar no link “Confirmar meu e-mail” (destacado em vermelho).
Tela 6. Mensagem de confirmação do cadastro. Clicar no link destacado em vermelho para fazer login no sistema Autosserviço.
5) Continuando após cadastro
Após efetuar cadastro, o usuário pode acessar o Portal de Autosserviço e preencher requerimentos (formulários eletrônicos de serviços).
Para enviar informações para análise da Prefeitura, é necessário obter certificação de usuário (algo parecido com o reconhecimento de firma em cartório, para fins jurídicos da Prefeitura). Acessar este serviço para saber como obter certificação.
Após certificação, o usuário pode enviar informações, isto é, gerar processos eletrônicos que serão analisados pela Prefeitura. Para ter acesso a mais informações e conhecer outras etapas, acessar este serviço.
6) Obtendo ajuda
É recomendável seguir o passo a passo indicado nas etapas acima para efetuar cadastro. Caso seja necessário, para obter ajuda, enviar e-mail para sei@joinville.sc.gov.br (as mensagens são respondidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos) ou entrar em contato no telefone (47) 3431-3350, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos.
Quanto custa?
Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.
Quanto tempo leva?
O cadastramento é imediato.
Sobre estas informações
Unidade(s) responsável(is)
Atos regulamentadores
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Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.