Efetuar cadastro de usuário para acessar Portal de Autosserviço

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.006256-6, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 24/03/2021 às 11:07.

Acesso rápido

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como efetuar cadastro de usuário para acessar Portal de Autosserviço. Cadastro para autosserviço é o ato de fornecer os dados pessoais e criar uma senha de acesso ao Portal de Autosserviço, do Município de Joinville (SC).

Para saber mais sobre o portal, acessar este serviço.

Quem pode fazer?

Pessoa física, representando a si ou outra pessoa, seja ela pessoa física ou pessoa jurídica.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Formulário eletrônico Todos os dias, 24 horas
Presenciais Não é possível  
Telefônicos Não é possível  
Postais Não é possível  

Como fazer?

1) Acessando formulário de cadastro

Acessar Cadastro de pessoa física para visualizar formulário eletrônico a ser preenchido.

Este cadastro também é acessível a partir da tela inicial do sistema Autosserviço, por meio da opção “Cadastro de pessoa física”, no menu “Não possui conta?” (tela 2).

2) Preenchendo cadastro

O formulário (tela 3) solicitará informações pessoais, como nome completo, CPF, e-mail, número de documento de identidade, telefones e endereço.

Também devem ser respondidas perguntas de segurança, para eventual recuperação da senha. A senha deve obedecer aos critérios especificados.

Ao fim, assinalar opção “Não sou um robô” – isto serve para evitar ataques de vírus ao sistema – e clicar no botão “Cadastrar”.

Caso alguma informação não seja preenchida corretamente, uma notificação aparecerá na tela. Caso todas informações estejam corretas, uma mensagem informará que o cadastro foi efetuado (tela 4).

3) Confirmando cadastro

Após efetuar cadastro, o usuário receberá, por e-mail, uma mensagem que solicita confirmação do cadastro (tela 5). 

Para confirmar o cadastro, acessar e-mail, abrir a mensagem e clicar no link “Confirmar meu e-mail”, que direcionará novamente ao sistema Autosserviço, onde informará que o cadastro foi confirmado (tela 6). 

Após confirmação, o usuário estará apto a acessar (fazer login) o sistema Autosserviço.

4) Visualizando as telas do sistema

As imagens a seguir mostram telas do sistema. Clique sobre elas para ampliá-las e saber mais.

Tela de entrada no sistema Autosserviço

Tela 1. Entrada do sistema Autosserviço.

T000101AutosservicoCadastroEntrar

Tela 2. Link para acessar o cadastro de usuário (destacado em vermelho).

Formulário de cadastro de usuário em Autosserviço

Tela 3. Formulário de cadastro de usuário, com informações pessoais (1), perguntas de segurança (2), campo para criar senha (3), antivírus (4) e botão para efetuar cadastro (5).

T000103AutosservicoCadastroSolicitaConfirmacao

Tela 4. Mensagem que aparecerá na tela após a conclusão do cadastro (destacada em vermelho). Acessar e-mail após recebê-la.

T000104AutosservicoCadastroConfirmacaoEmail

Tela 5. Mensagem enviada ao e-mail para confirmação do cadastro. No e-mail, clicar no link “Confirmar meu e-mail” (destacado em vermelho).

T000105AutosservicoCadastroEfetuado

Tela 6. Mensagem de confirmação do cadastro. Clicar no link destacado em vermelho para fazer login no sistema Autosserviço.

5) Continuando após cadastro

Após efetuar cadastro, o usuário pode acessar o Portal de Autosserviço e preencher requerimentos (formulários eletrônicos de serviços).

Para enviar informações para análise da Prefeitura, é necessário obter certificação de usuário (algo parecido com o reconhecimento de firma em cartório, para fins jurídicos da Prefeitura). Acessar este serviço para saber como obter certificação.

Após certificação, o usuário pode enviar informações, isto é, gerar processos eletrônicos que serão analisados pela Prefeitura. Para ter acesso a mais informações e conhecer outras etapas, acessar este serviço.

6) Obtendo ajuda

É recomendável seguir o passo a passo indicado nas etapas acima para efetuar cadastro. Caso seja necessário, para obter ajuda, enviar e-mail para sei@joinville.sc.gov.br (as mensagens são respondidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos) ou entrar em contato no telefone (47) 3431-3350, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos.

Quanto custa?

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.

Quanto tempo leva?

O cadastramento é imediato.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

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