Efetuar cadastro para assinatura de contratos no Portal de Autosserviço

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.006256-6, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 23/08/2023 às 16:52.

Acesso rápido

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como efetuar cadastro de usuário para assinatura de contratos no Portal de Autosserviço, do Município de Joinville (SC), vinculados a editais publicados até 17/08/2023.

Para saber mais sobre o Portal, acessar este serviço.

Quem pode fazer?

Pessoa física, representando a si ou outra pessoa, seja ela pessoa física ou pessoa jurídica, para assinatura de contratos no Portal de Autosserviço, vinculados a editais publicados até 17/08/2023.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Formulário eletrônico Todos os dias, 24 horas
Presenciais Não é possível
Telefônicos Não é possível
Postais Não é possível

Como fazer?

1) Acessar formulário de cadastro

Acessar Cadastro de pessoa física para visualizar formulário eletrônico a ser preenchido.

Este cadastro também é acessível a partir da tela inicial do sistema Autosserviço, por meio da opção “Cadastro de pessoa física”, no menu “Não possui conta?” (tela 2).

2) Preencher cadastro

O formulário (tela 3) solicitará informações pessoais, como nome completo, CPF, e-mail, número de documento de identidade, telefones e endereço.

Também devem ser respondidas perguntas de segurança, para eventual recuperação da senha. A senha deve obedecer aos critérios especificados.

Ao fim, assinalar opção “Não sou um robô” – isto serve para evitar ataques de vírus ao sistema – e clicar no botão “Cadastrar”.

Caso alguma informação não seja preenchida corretamente, uma notificação aparecerá na tela. Caso todas informações estejam corretas, uma mensagem informará que o cadastro foi efetuado (tela 4).

3) Confirmar cadastro

Após efetuar cadastro, o usuário receberá, por e-mail, uma mensagem que solicita confirmação do cadastro (tela 5).

Para confirmar o cadastro, acessar e-mail, abrir a mensagem e clicar no link “Confirmar meu e-mail”, que direcionará novamente ao sistema Autosserviço, onde informará que o cadastro foi confirmado (tela 6).

Após confirmação, o usuário estará apto a acessar (fazer login) o sistema Autosserviço.

4) Visualizando as telas do sistema

As imagens a seguir mostram telas do sistema.

Tela 1. Entrada do sistema Autosserviço.
Página inicial do Sistema Accounts com o login Gov.br

Tela 2. Link para acessar o cadastro de usuário (destacado em vermelho).
Tela com link para acessar o cadastro do Sistema Accounts

Tela 3. Formulário de cadastro de usuário, com informações pessoais (1), perguntas de segurança (2), campo para criar senha (3) e botão para efetuar cadastro (4).
Tela com campos de formulário para cadastro do Accounts

Tela 4. Mensagem que aparecerá na tela após a conclusão do cadastro (destacada em vermelho). Acessar e-mail após recebê-la.

Tela 5. Mensagem enviada ao e-mail para confirmação do cadastro. No e-mail, clicar no link “Confirmar meu e-mail” (destacado em vermelho).

Tela 6. Mensagem de confirmação do cadastro. Clicar no link destacado em vermelho para fazer login no sistema Autosserviço.

5) Continuando após cadastro

Após efetuar cadastro, o usuário pode acessar o Portal de Autosserviço para assinatura de contratos vinculados a editais publicados até 17/08/2023.

Para realizar a assinatura de documentos eletrônicos, é necessário obter certificação de usuário (algo parecido com o reconhecimento de firma em cartório, para fins jurídicos da Prefeitura). Acessar este serviço para saber como obter certificação.

Após certificação, o usuário estará habilitado para assinar documentos eletrônicos junto ao Município. Para ter acesso a mais informações e conhecer outras etapas, acessar este serviço.

6) Obter ajuda

É recomendável seguir o passo a passo indicado nas etapas acima para efetuar cadastro. Caso seja necessário, para obter ajuda, enviar e-mail para sei@joinville.sc.gov.br (as mensagens são respondidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos) ou entrar em contato no telefone (47) 3431-3350, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos.

Quanto custa?

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.

Quanto tempo leva?

O cadastramento é imediato.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.