Efetuar cadastro de usuário para acessar Portal de Autosserviço

Carta de Serviço disponibilizada em atendimento à Lei nº 13.460/2017 e validada conforme Processo SEI nº 19.0.006256-6. Última atualização: 22/03/2019 18h39.

Acesso rápido

Cadastro para autosserviço é o ato de fornecer os dados pessoais e criar uma senha de acesso ao Portal de Autosserviço, do Município de Joinville (SC).

Para saber mais sobre o portal, acessar esta Carta de Serviço.

Pessoa física, representando a si ou outra pessoa, seja ela pessoa física ou pessoa jurídica.

Canal Onde Quando
Internet Formulário eletrônico Todos os dias, 24h
Presencial Não é possível
Telefone Não é possível
Outros Não é possível

1) Acessando o formulário de cadastro

Acesse o Cadastro de pessoa física para visualizar o formulário eletrônico a ser preenchido.

Este cadastro também é acessível a partir da tela inicial do sistema Autosserviço, por meio da opção “Cadastro de pessoa física”, no menu “Não possui conta?” (tela 2).

2) Preenchendo o cadastro

O formulário (tela 3) solicitará informações pessoais, como nome completo, CPF, e-mail, número de documento de identidade, telefones e endereço.

Você também terá de responder perguntas de segurança, para eventual recuperação da senha. A senha deve obedecer aos critérios especificados.

Ao fim, assinale a opção “Não sou um robô” – isto serve para evitar ataques de vírus ao sistema – e clique no botão “Cadastrar”.

Se algo der errado, uma notificação aparecerá na tela. Se tudo estiver correto, aparecerá uma mensagem informando que o cadastro foi efetuado (tela 4).

3) Confirmando o cadastro

Feito o cadastro, você receberá, por e-mail, uma mensagem que pede a confirmação do cadastro (tela 5).

Acesse sua conta de e-mail, abra a mensagem e clique no link “Confirmar meu e-mail”. Você será direcionado novamente ao sistema Autosserviço, onde verá uma mensagem de que o cadastro foi confirmado (tela 6).

Pronto. Você está apto a entrar (fazer login) no sistema Autosserviço.

4) Visualizando as telas do sistema

As imagens a seguir mostram telas do sistema. Clique sobre elas para ampliá-las e saber mais.

Tela de entrada no sistema Autosserviço

Tela 1. Entrada do sistema Autosserviço.

T000101AutosservicoCadastroEntrar

Tela 2. Link para acessar o cadastro de usuário (destacado em vermelho).

Formulário de cadastro de usuário em Autosserviço

Tela 3. Formulário de cadastro de usuário, com informações pessoais (1), perguntas de segurança (2), campo para criar senha (3), antivírus (4) e botão para efetuar cadastro (5).

T000103AutosservicoCadastroSolicitaConfirmacao

Tela 4. Mensagem que aparecerá na tela após o cadastro (destacada em vermelho). Acesse sua conta de e-mail após recebê-la.

T000104AutosservicoCadastroConfirmacaoEmail

Tela 5. Mensagem que você receberá em sua conta de e-mail para confirmar o cadastro. No e-mail, clique no link “Confirmar meu e-mail” (destacado em vermelho).

T000105AutosservicoCadastroEfetuado

Tela 6. Mensagem confirmando a realização do cadastro. Clique no link destacado em vermelho) para fazer login no sistema Autosserviço.

5) Continuando após o cadastro

Feito o cadastro, você já pode acessar o Portal de Autosserviço e preencher requerimentos (formulários eletrônicos de serviços).

Para poder enviar as informações para análise da Prefeitura, é necessário obter certificação de usuário (algo parecido com o reconhecimento de firma em cartório, para fins jurídicos da Prefeitura). Acesse esta Carta de Serviço para saber como obter a certificação.

Após a certificação, você pode enviar informações, isto é, gerar processos eletrônicos que serão analisados pela Prefeitura. Para saber mais sobre isto e outras etapas, acesse esta Carta de Serviço.

6) Obtendo ajuda

É recomendável seguir o passo a passo indicado nas etapas acima para efetuar o cadastro. Se, ainda assim, você precisar de ajuda, envie e-mail para sei@joinville.sc.gov.br (as mensagens são respondidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos) ou entre em contato no telefone (47) 3431-3350, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos.

Este serviço é gratuito.

O cadastramento é imediato.

Sobre este serviço

Unidade responsável

Compromissos e padrões

Prioridades de atendimento em fila: não se aplica.

Tempo de espera em fila: não se aplica.

Manifeste sua opinião

Registre manifestação para fazer reclamação, sugestão ou elogio sobre este serviço ou sobre estas informações.