Acessar Portal de Autosserviço

Carta de Serviço disponibilizada em atendimento à Lei nº 13.460/2017 e validada conforme Processo SEI nº 19.0.002945-3. Última atualização: 22/03/2019 18h15.

Acesso rápido

O que é?

Autosserviço é o portal de requerimento eletrônico da Prefeitura de Joinville (SC). Por meio dele, o usuário pode requerer, eletronicamente, diversos serviços. Ele funciona a partir do preenchimento de formulários, que originam processos administrativos, permitindo que toda a tramitação seja eletrônica. Esta Carta de Serviço instrui sobre como acessar e utilizar o portal.

Quem pode fazer?

Pessoa física, representando a si ou representando outra pessoa, seja ela pessoa física ou pessoa jurídica, com cadastro simples no sistema, pode acessar o portal.

Pessoa física, representando a si ou representando outra pessoa, seja ela pessoa física ou pessoa jurídica, que possua certificação eletrônica (assinatura eletrônica), pode autuar processos.

Onde e quando fazer?

Canal Onde Quando
Internet Portal de Autosserviço Todos os dias, 24 horas
Presencial Não é possível  
Telefone Não é possível  
Outros Não é possível  

Como fazer?

1) Entendendo o Portal

O Portal de Autosserviço é um sistema de requerimento eletrônico da Prefeitura de Joinville. Ele é como um balcão de atendimento virtual. Nele, o usuário faz um cadastro (que permite acessar a área administrativa) e a certificação de usuário (etapa em que a pessoa comprova que é ela mesma, para fins jurídicos, o que a autoriza a enviar requisições eletrônicas à Prefeitura). Em seguida, a pessoa pode iniciar o preenchimento de requerimentos (formulários eletrônicos), submeter as informações para análise da Prefeitura e aguardar a tramitação dos processos gerados a partir das informações inseridas nos formulários.

Cada formulário se destina a um serviço específico. Acesse estas Cartas de Serviço para conhecer os serviços que podem ser requeridos pelo Portal de Autosserviço.

1) Efetuando cadastro de usuário

O cadastro de usuário é um cadastro simples, que permite ao usuário entrar na área administrativa do Portal de Autosserviço. Para saber como fazê-lo, acesse esta Carta de Serviço.

2) Acessando o Portal

Após fazer o cadastro de usuário, acesse o Portal de Autosserviço informando o número do CPF e a senha cadastrados.

Neste ambiente, é possível consultar os requerimentos (formulários eletrônicos disponíveis) e preenchê-los.

Para enviar as informações à Prefeitura (autuar processo), porém, é necessário ter a certificação de usuário, conforme etapa 3.

3) Obtendo certificação de usuário

Para poder enviar as informações preenchidas nos requerimentos (formulários eletrônicos) à Prefeitura, é necessário ter certificação de usuário (similar ao reconhecimento de firma, para fins jurídicos da Prefeitura).

Acesse esta Carta de Serviço para saber como obter a certificação de usuário.

Uma vez obtida a certificação, não é preciso refazê-la, a menos que você altere seus dados pessoais, o e-mail vinculado ao seu cadastro ou acione a opção “esqueci minha senha”.

4) Efetuando um requerimento eletrônico

É necessário preencher os requerimentos (formulários eletrônicos) solicitados para cada serviço disponível no Portal Autosserviço e enviar (submeter) as informações para análise da Prefeitura. O número do processo (protocolo) gerado aparecerá na tela.

Acesse estas Cartas de Serviço para conhecer os serviços que podem ser requeridos pelo Portal de Autosserviço.

5) Consultando a tramitação de um processo

Acesse o Portal de Autosserviço, conforme a etapa 2, e vá no menu “Meus Processos” para ter acesso à lista dos processos decorrentes dos seus requerimentos. Os processos são como pilhas de documentos, inseridos conforme o andamento da requisição, nos quais a Prefeitura comunica o interessado sobre o que foi solicitado.

6) Inserindo novos documentos/requerimentos em um processo que está em andamento

Acesse o Portal de Autosserviço, conforme a etapa 2, e vá no menu “Meus Processos” para ter acesso à lista dos processos decorrentes dos seus requerimentos. Localize o seu processo e clique na opção “+ Adiciona um novo requerimento ao processo” e na sequência selecione o requerimento desejado. Após o preenchimento do requerimento (formulário eletrônico), é necessário enviar (submeter) as informações à Prefeitura.

7) Obtendo ajuda

É recomendável seguir o passo a passo indicado nas etapas acima para acessar o Portal de Autosserviço e para fazer requerimentos eletrônicos. O suporte relativo ao preenchimento dos serviços é de responsabilidade da unidade gestora de cada serviço. Se, ainda assim, você precisar de ajuda, entre em contato nos canais de ajuda disponibilizados na Carta de Serviço de cada um dos serviços disponibilizados eletronicamente. Acesse estas Cartas de Serviço para obter as informações de contato dos serviços que podem ser requeridos pelo Portal de Autosserviço.

Quanto custa?

O acesso ao Portal de Autosserviço é gratuito. Requerimentos feitos por meio do portal podem ter custos envolvidos.

Quanto tempo leva?

O acesso ao portal é imediato, a partir da obtenção do cadastro de usuário.

Sobre este serviço

Unidade responsável

Compromissos e padrões

Prioridades de atendimento em fila: não se aplica.

Tempo de espera em fila: não se aplica.

Atos regulamentadores

  • Não informado

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