Obter atendimento para diagnóstico, tratamento e reabilitação de usuários com Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.101018-7, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 16/11/2021 às 13:39.

Este conteúdo orienta sobre como obter atendimento com equipe multidisciplinar especializada para diagnóstico, tratamento e reabilitação de usuários com Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com o objetivo de promover a saúde e desenvolver o potencial cognitivo e psicossocial dessas pessoas.

Usuário residente no território do Município de Joinville (SC), com encaminhamento de Unidade Básica de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Serviço Especializado em Reabilitação – SER e Programa Bebê Precioso.

Canais Onde Quando
Eletrônicos Não é possível
Presenciais Núcleo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo – SES.USE.NAIPE
Localização: Rua Doutor Plácido Olímpio de Oliveira, 676 – Bucarein, Joinville – SC
Prioridades de atendimento: não informado
Tempo de espera: não informado
Segunda a sexta, 7h às 19h, exceto feriados e pontos facultativos
Telefônicos Não é possível
Postais Não é possível

1) Obtendo encaminhamento

Em caso de suspeita de Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA):

1. Passar por consulta médica na atenção básica ou consulta com enfermeiro na atenção básica (1).
  2. Receber documento de encaminhamento para consulta de avaliação.
  3. Aguardar contato informando data, horário e local para consulta de avaliação.
  4. Receber informações de agendamento.

(1) Usuários com encaminhamento de Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, Serviço Especializado em Reabilitação – SER e Programa Bebê Precioso não precisam passar por consulta em Unidade Básica de Saúde.

2) Reunindo informações necessárias

Após ser agendada consulta de avaliação, reunir as seguintes informações:

1. RG ou Certidão de Nascimento e CPF do usuário.
  2. Documento de identificação com foto do responsável.
  3. Cartão Nacional de Saúde
  4. Documento de encaminhamento recebido conforme etapa 1, item 2.

3) Realizando consulta de avaliação

Após reunir informações necessárias:

1. Comparecer ao(s) canal(is) informados(s), na data e horário agendados conforme etapa 1, item 4.
  2. Dirigir-se à recepção.
  3. Aguardar ser chamado para consulta de avaliação.
  4. Passar por consulta de avaliação inicial, que seguirá diretrizes e protocolos do Ministério da Saúde.

4) Obtendo diagnóstico, tratamento e reabilitação

Após avaliação inicial:

• Preenchidos os critérios para atendimento especializado, usuário será encaminhado para avaliação com equipe multidisciplinar, para que seja dado início ao diagnóstico, tratamento e reabilitação.
  • Não preenchidos os critérios para atendimento especializado, usuário será encaminhado para avaliação e acompanhamento em outro serviço da Rede de Atenção à Saúde do Município de Joinville.

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.

Não informado.

Sobre estas informações