Coronavírus: Secretaria da Saúde define novo fluxo de atendimentos

Publicada em 30/03/2020 às 11:17
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Esta notícia pode conter informações desatualizadas. Para informações consolidadas, consulte os serviços Obter atendimento em saúde em caso de suspeita de coronavírus ou Obter informações em saúde sobre coronavírus.

A Secretaria da Saúde redefiniu o fluxo de atendimento na rede de atenção primária devido ao cenário de infecção pelo coronavírus. Nesta organização, a orientação é que a primeira procura dos usuários deve ser feito pelos dois canais de comunicação abertos para atender quem está com suspeitas dos sintomas de coronavírus.

As opções são acionar o Ligue-Saúde, no número 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, e o Web-Saúde Joinville. Para usar o recurso, basta adicionar o número 3481-5165 e enviar uma mensagem via Whatsapp para ter acesso ao serviço.

Esses canais são as principais referências antes de qualquer cidadão se direcionar à rede de atendimento público – Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento e rede hospitalar.

Conforme a situação, os usuários serão direcionados para as unidades de referência. A Secretaria da Saúde reorganizou a rede primária de saúde para evitar que haja sobrecarga de atendimento nos Pronto Atendimento e hospitais.

Os contatos pelos canais Ligue-Saúde e Web-Saúde são primordiais para direcionar o fluxo das pessoas.

As pessoas que tiverem apenas sintomas fracos da doença (coriza, tosse, leve mal estar e pouca febre) devem ficar em casa e tomar os cuidados para recuperação.

Já quem tem coriza tosse, mal estar e febre podem procurar as Unidades Básicas de Saúde que estão configuradas na nova organização de atendimento aos usuários (veja abaixo).

O Centro de Triagem do Coronavírus, que começa a funcionar a partir de quarta-feira (1º/04) no ginásio de esporte da Tupy vai ser a principal concentração do direcionamento das pessoas que estão com sintomas que tenham maior semelhança com o coronavírus (coriza, tosse, mal-estar, febre alta e falta de ar). As pessoas só devem procurar esse setor depois de passar pela indicação feita pelos canais Ligue-Saúde ou Web-Saúde.

A partir do atendimento no Centro de Triagem na Tupy, os médicos atendentes irão direcionar os pacientes para um dos Pronto Atendimentos da cidade, ou hospital, conforme a gravidade.

Como fica a estruturação de atendimentos

Primeiras ações

Ligar para os canais de atendimento

  • Ligue-Saúde: número 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.
  • Web-Saúde Joinville: adicionar o número 3481-5165, enviar uma mensagem para ter acesso ao serviço.

Serviços de Atenção Primária à Saúde

Unidades Sentinela – Unidades Básicas de Saúde exclusivamente responsáveis pelo atendimento da demanda espontânea de usuários que apresentarem sintomas gripais (coriza, tosse, mal-estar, febre ou dificuldade para respirar)

  1. No Distrito Norte: UBSF Costa e Silva; UBSF Jardim Paraíso I e II; UBSF Pirabeiraba; UBSF São Marcos; UBSF Vila Nova;
  2. No Distrito Centro: UBSF Aventureiro I; UBSF Bucarein; UBSF Bakhita; UBSF Saguaçu; UBSF Parque Joinville;
  3. No Distrito Sul: UBSF Adhemar Garcia; UBSF Edla Jordan; UBSF Fátima; UBSF Floresta e UBSF Jarivatuba.

Unidades Referência – Unidades Básicas de Saúde responsáveis pelo atendimento da demanda espontânea remanescente, composta exclusivamente pelas queixas de usuários que não apresentarem sintomas gripais.

  1. Distrito Norte: UBSF Jardim Sofia; UBSF Morro do Meio; UBSF Parque Douat; UBSF Rio da Prata; UBSF Vila Nova I; UBSF Rio Bonito; UBSF Glória; UBSF Willy Schossland; UBSF Bom Retiro; UBSF Jardim Paraíso III; UBSF Jardim Paraíso IV e UBSF Nova Brasília;
  2. Distrito Centro: UBSF Aventureiro III; UBSF CAIC Vila Paranaense; UBSF Itaum e UBSF Cubatão.
  3. Distrito Sul: UBSF Boehmerwaldt; UBSF Km 4; UBSF Paranaguamirim; UBSF Itinga; UBSF Profipo; UBSF Parque Guarani; UBSF Estevão de Matos; UBSF Jardim Edilene; UBSF Ulysses Guimarães; UBSF Morro do Amaral.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Registrar manifestação para reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações. Para informações adicionais, registrar pedido de informação.

Compartilhe