Coronavírus: Secretaria da Saúde define novo fluxo de atendimentos

Publicada em 30/03/2020 às 11:17
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Esta notícia pode conter informações desatualizadas. Para informações consolidadas, consulte os serviços Obter atendimento em saúde em caso de suspeita de coronavírus ou Obter informações em saúde sobre coronavírus.

A Secretaria da Saúde redefiniu o fluxo de atendimento na rede de atenção primária devido ao cenário de infecção pelo coronavírus. Nesta organização, a orientação é que a primeira procura dos usuários deve ser feito pelos dois canais de comunicação abertos para atender quem está com suspeitas dos sintomas de coronavírus.

As opções são acionar o Ligue-Saúde, no número 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, e o Web-Saúde Joinville. Para usar o recurso, basta adicionar o número 3481-5165 e enviar uma mensagem via Whatsapp para ter acesso ao serviço.

Esses canais são as principais referências antes de qualquer cidadão se direcionar à rede de atendimento público – Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento e rede hospitalar.

Conforme a situação, os usuários serão direcionados para as unidades de referência. A Secretaria da Saúde reorganizou a rede primária de saúde para evitar que haja sobrecarga de atendimento nos Pronto Atendimento e hospitais.

Os contatos pelos canais Ligue-Saúde e Web-Saúde são primordiais para direcionar o fluxo das pessoas.

As pessoas que tiverem apenas sintomas fracos da doença (coriza, tosse, leve mal estar e pouca febre) devem ficar em casa e tomar os cuidados para recuperação.

Já quem tem coriza tosse, mal estar e febre podem procurar as Unidades Básicas de Saúde que estão configuradas na nova organização de atendimento aos usuários (veja abaixo).

O Centro de Triagem do Coronavírus, que começa a funcionar a partir de quarta-feira (1º/04) no ginásio de esporte da Tupy vai ser a principal concentração do direcionamento das pessoas que estão com sintomas que tenham maior semelhança com o coronavírus (coriza, tosse, mal-estar, febre alta e falta de ar). As pessoas só devem procurar esse setor depois de passar pela indicação feita pelos canais Ligue-Saúde ou Web-Saúde.

A partir do atendimento no Centro de Triagem na Tupy, os médicos atendentes irão direcionar os pacientes para um dos Pronto Atendimentos da cidade, ou hospital, conforme a gravidade.

Como fica a estruturação de atendimentos

Primeiras ações

Ligar para os canais de atendimento

• Ligue-Saúde: número 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.
  • Web-Saúde Joinville: adicionar o número 3481-5165, enviar uma mensagem para ter acesso ao serviço.

Serviços de Atenção Primária à Saúde

Unidades Sentinela – Unidades Básicas de Saúde exclusivamente responsáveis pelo atendimento da demanda espontânea de usuários que apresentarem sintomas gripais (coriza, tosse, mal-estar, febre ou dificuldade para respirar)

1. No Distrito Norte: UBSF Costa e Silva; UBSF Jardim Paraíso I e II; UBSF Pirabeiraba; UBSF São Marcos; UBSF Vila Nova;
  2. No Distrito Centro: UBSF Aventureiro I; UBSF Bucarein; UBSF Bakhita; UBSF Saguaçu; UBSF Parque Joinville;
  3. No Distrito Sul: UBSF Adhemar Garcia; UBSF Edla Jordan; UBSF Fátima; UBSF Floresta e UBSF Jarivatuba.

Unidades Referência – Unidades Básicas de Saúde responsáveis pelo atendimento da demanda espontânea remanescente, composta exclusivamente pelas queixas de usuários que não apresentarem sintomas gripais.

1. Distrito Norte: UBSF Jardim Sofia; UBSF Morro do Meio; UBSF Parque Douat; UBSF Rio da Prata; UBSF Vila Nova I; UBSF Rio Bonito; UBSF Glória; UBSF Willy Schossland; UBSF Bom Retiro; UBSF Jardim Paraíso III; UBSF Jardim Paraíso IV e UBSF Nova Brasília;
  2. Distrito Centro: UBSF Aventureiro III; UBSF CAIC Vila Paranaense; UBSF Itaum e UBSF Cubatão.
  3. Distrito Sul: UBSF Boehmerwaldt; UBSF Km 4; UBSF Paranaguamirim; UBSF Itinga; UBSF Profipo; UBSF Parque Guarani; UBSF Estevão de Matos; UBSF Jardim Edilene; UBSF Ulysses Guimarães; UBSF Morro do Amaral.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.