Consulta Pública: Edital de Licitação de Concessão para Operação e Exploração dos Serviços de Transporte Público Urbano do Município de Joinville

Aconteceu de 22/08/2023 até 21/09/2023

Informação de Evento publicada conforme Processo SEI nº não informado. Última atualização: 31/08/2023 às 10:09.

Pela primeira vez em 50 anos, o transporte coletivo de Joinville passa por um processo de licitação e queremos a sua opinião. Este conteúdo orienta sobre como participar de Consulta Pública sobre Edital de Licitação de Concessão para Operação e Exploração dos Serviços de Transporte Público Urbano do Município de Joinville (SC) e traz também documentos que contêm informações sobre o modelo previsto na minuta do edital.

Como fazer?

  1. Acessar e ler os materiais abaixo:
    1. Apresentação Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob)
    2. Minuta Edital de Licitação: Concessão para Operação e Exploração dos Serviços de Transporte Público Urbano do Município de Joinville
    3. Minuta Anexo I: Termo de Referência
    4. Minuta Anexo II: Mecanismos de Controle Permanente da Qualidade dos Serviços de Transporte Coletivo de Joinville
    5. Minuta Anexo III: Mecanismos de Remuneração da Concessionária
    6. Minuta Anexo IV: Matriz de Risco
    7. Minuta Anexo V: Instruções e Modelo para Apresentação de Proposta Econômica
    8. Minuta Anexo VI: Modelos de Declarações
    9. Minuta Anexo VII: Minuta do Contrato de Concessão
    10. Acessar formulário eletrônico, preencher as informações solicitadas e clicar em ‘Enviar’ .

As sugestões serão avaliadas pelo Município e poderão ser consideradas na elaboração do edital em questão.

Principais perguntas e respostas

O novo modelo de transporte coletivo de Joinville foi construído a partir de pesquisas nos terminais, nas quais 2 mil usuários foram ouvidos; uma pesquisa on-line com 5 mil participações; e estudos de dados e indicadores atuais do sistema de transporte, incluindo mapas das linhas e análise dos itinerários.

Após estes estudos foi constatada a necessidade de manter os 200 itinerários em funcionamento operando, além de serem acrescentados 5 novos itinerários em regiões que não são cobertas pelo sistema atual. Com o início da operação do Simob, o monitoramento da ocupação das linhas será em tempo real, o que vai facilitar decisões futuras sobre mudanças ou criação de itinerários.

Todos os terminais que hoje estão em operação vão continuar funcionando com o novo modelo de transporte coletivo. Além disso, um terminal será construído na zona Norte, a Estação de Integração Universidades, facilitando o deslocamento entre as zonas Leste e de Pirabeiraba.

Além dos terminais, a mudança de ônibus também poderá ser feita sem custos em qualquer parada de ônibus, pois o novo modelo de bilhetagem (cobrança de passagem) prevê a integração temporal fora dos terminais.

Sim, a minuta do edital já prevê melhorias ou implantação de 1,4 mil pontos de parada de ônibus. Os modelos previstos podem ser consultados no Anexo I da Consulta Pública.

Sim! A troca de ônibus poderá ser feita, sem custos, em qualquer parada de ônibus, pois o novo modelo de bilhetagem (cobrança de passagem) prevê a integração fora dos terminais. Vale destacar que a mudança deverá seguir regras, como tempo determinado para embarque em novo ônibus.

O novo modelo de transporte coletivo vai receber investimentos para melhoria da mobilidade, infraestrutura, tecnologia e transparência. Ainda assim, considerando o número atual de passageiros, a Prefeitura de Joinville prevê a manutenção no preço atual da passagem.

O novo sistema de bilhetagem eletrônica será mais tecnológico e prevê mais flexibilidade. Assim, caso seja necessário, será possível adotar preços especiais em horários de menor movimento ou em dias de pouca procura, por exemplo. Mas ainda não há definições em relação a este ponto.

Com um sistema de bilhetagem mais moderno, o joinvilense vai poder contar com recursos como leitura de QR Code, utilização de carteira digital, sistema de biometria e canais on-line para compra de passagens.

Com certeza! Todos os ônibus terão ar condicionado e Wi-Fi. Além disso, a idade média da frota será de até 5 anos, o que garante ônibus mais modernos. Os terminais também vão passar por revitalização, o que vai garantir ainda mais conforto aos usuários.

O novo sistema de transporte coletivo prevê uma Central de Controle Operacional que vai receber informações e imagens em tempo real de todas linhas. Também vai acontecer controle em relação à qualidade do serviço prestado, com avaliação de quesitos como cumprimento dos horários e satisfação dos clientes. Informações sobre o sistema serão divulgadas periodicamente para a população.

O novo modelo de transporte coletivo obriga a elaboração de um Plano de Prazos e Metas para a descarbonização da frota. Não foram determinados se os veículos serão elétricos ou utilizarão outras tecnologias menos poluentes pelo fato de que a licitação é prevista por 15 anos com até 3 renovações de 5 anos cada, somando 30 anos. Neste período é possível que novas alternativas mais interessantes para o meio ambiente e também economicamente passem a ser utilizadas.

No capítulo 5 do Anexo I estão todas as especificações em relação às garagens previstas para serem instaladas no novo modelo de transporte coletivo.

O transporte coletivo de Joinville opera há 50 anos e nunca foi feita uma licitação, processo que vai garantir mais transparência e qualidade, pois prevê período específico para concessão do serviço, além de indicadores claros de qualidade.

O Transporte Eficiente conta hoje com 13 micro-ônibus, que fazem o transporte de acordo com agendamento telefônico. O novo modelo prevê 25 vans e permite o uso de carros adaptados para essa operação, fazendo com o que passageiro fique menos tempo e tenha mais conforto no veículo. Todos os veículos terão ar condicionado e todos os motoristas vão participar de treinamento especializado. O agendamento para o uso do Transporte Eficiente também poderá ser feito on-line.

Registre sua opinião

Envie sugestões

Além da Consulta Pública on-line será realizada uma audiência pública no dia 14 de setembro, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores. No evento, o modelo será apresentado e haverá inscrições para fala dos participantes.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

  • Não informado.

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

Skip to content