Requerer Certidão de Análise Prévia Ambiental

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 25.0.224328-3, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 17/09/2025 às 14:54.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como requerer Certidão de Análise Prévia Ambiental, no Município de Joinville (SC). 

O documento reúne as informações sobre o imóvel territorial, a Verificação do Meio Físico (VMF) como hidrografia, topografia, Mancha de Inundação, Diagnóstico Socioambiental, Unidades de Conservação e Zoneamento, com base no cadastro contido no Sistema de Informações Municipais Georreferenciadas – SIMGeo. A análise em questão pode não representar os limites reais do imóvel registrado em cartório.

A certidão não possui caráter conclusivo, bem como não gera direito à construção ou qualquer garantia em contraposto às constatações no local, não comprova a propriedade do imóvel e não dispensa a necessidade de obtenção de Consulta de Viabilidade, Aprovação de Projetos, Certidões, Autorizações e Licenças Ambientais.

É importante ressaltar que o documento não aborda as regras para parcelamento do solo, construção e sobre os usos e ocupação permitidos, que devem ser consultados nos anexos da Lei Complementar nº 470/2017.

Quem pode fazer?

Pessoa física e jurídica.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos TMI – Tributos Municipais Inteligentes Todos os dias, 24 horas
Presenciais Não é possível  
Telefônicos Não é possível  
Postais Não é possível  

Como fazer?

1) Reunir informações necessárias

  • Cópia do documento de identificação do requerente – cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), se pessoa jurídica, e/ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), se pessoa física; 
  • Para imóvel rural, apresentar Mapa de Localização do lote com amarração de ruas próximas e informar as coordenadas UTM (E) e Coordenada UTM (N);
  • Para imóvel em área urbana, informar a inscrição imobiliária.

2) Protocolizar requisição

  1. Acessar TMI – Tributos Municipais Inteligentes.
  2. Selecionar o serviço “Atendimento SAMA – Consulta informativa do lote” e clicar na opção “Análise Prévia Ambiental – Certidão”.
  3. Realizar o cadastro do protocolo, anexar os documentos exigidos na etapa 1, gravar processo e emitir guia de recolhimento de preço público.
  4. Efetuar pagamento (confira as formas de pagamento).
  5. Receber número de protocolo, e aguardar resultado do processo.

O processo será remetido para a Unidade de Gestão Ambiental – SAMA.UGA para verificação do Meio Físico (VMF).

Durante a fase de análise do processo, podem ser solicitados novos documentos.

3) Consultar processo e obter resultado

Acessar ambiente de consulta do sistema TMI – Tributos Municipais Inteligentes, inserir número do processo e de chave de consulta (disponível no rodapé da capa do processo ou recebida por e-mail) e acessar a aba “Histórico” para acompanhar o andamento do processo, ou, em caso de dificuldade, enviar e-mail para sama.ucp@joinville.sc.gov.br.

Quando constar a informação no processo “Deferido – Emitido Documento”, acessar a aba “Parecer” e realizar download da Certidão.

O processo será indeferido e arquivado após ausência de movimentação do processo por parte do requerente por período de 60 dias.

Quanto custa?

O custo de protocolização pode ser consultado em TMI – Tributos Municipais Inteligentes, na opção “Atendimento SAMA – Consulta informativa do lote”.

Quanto tempo leva?

Não informado.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

Skip to content