Requerer Certidão de Regularidade quanto ao Parcelamento do Solo

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 23.0.077512-8, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 08/05/2024 às 11:08.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como requerer Certidão de Regularidade quanto ao Parcelamento do Solo, documento emitido pelo Município de Joinville (SC) que informa se o imóvel se encontra em situação regular ou irregular quanto ao parcelamento do solo, e se está ou não em Área de Preservação Permanente – APP.

Quem pode fazer?

Pessoa física ou jurídica.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos TMI – Tributos Municipais Inteligentes  Todos os dias, 24 horas
Presenciais Não é possível  
Telefônicos Não é possível  
Postais Não é possível  

Como fazer?

1) Reunir documentação

Serão aceitos como documentos comprobatórios de propriedade ou posse qualificada:

1.1) Imóvel em área urbana

  • Inscrição Imobiliária;
  • Matrícula atualizada do imóvel (emitida há no máximo 30 dias); ou
  • Contrato de Compra e Venda de Imóvel ou Compromisso de Compra e Venda de Imóvel, que comprove número do lote e quadra, para imóveis pertencentes a loteamento/urbanizações (sendo as partes a empresa loteadora e o comprador).

1.2) Imóvel em área rural

  • Requerimento para Certidão de Imóvel Localizado em Área Rural, contendo croqui de localização com amarração de ruas próximas​ ou coordenadas geográficas em UTM, DATUM SIRGAS 2000;
  • Matrícula atualizada do imóvel (emitida há no máximo 30 dias); ou
  • Contrato de Compra e Venda de Imóvel ou Compromisso de Compra e Venda de Imóvel, que comprove número do lote e quadra, para imóveis pertencentes a loteamento/urbanizações (sendo as partes a empresa loteadora e o comprador).

Os documentos devem ser anexados em formato PDF, com exceção dos documentos solicitados em outros formatos.

2) Protocolizar requisição

  1. Abrir protocolo seguindo estas instruções.
  2. Acessar TMI – Tributos Municipais Inteligentes.
  3. Selecionar opção “Atendimento SAMA – Certidões” e clicar em “Certidão de Regularidade quanto ao Parcelamento do Solo”.
  4. Preencher todas as informações para abertura do processo. Conferir informações referentes ao parcelamento do solo e dados cadastrais.
  5. Informar corretamente o e-mail para receber aviso de movimentação do processo.
  6. Anexar a documentação em formato PDF, com exceção dos documentos solicitados em outros formatos, conforme etapa 1.
  7. Gravar processo (enviar as informações).
  8. Receber o número de protocolo do requerimento e emitir boleto de pagamento.
  9. Efetuar o pagamento (confira as formas de pagamento).
  10. Acessar Consulta de Processos do TMI, informando número do protocolo gerado e chave de acesso, e clicar na aba “Histórico” para acompanhar o andamento do processo.

A análise do processo está condicionada à entrega de todos os documentos obrigatórios da etapa 1. Em caso de ausência de algum dos documentos solicitados, serão concedidas duas oportunidade (pendências) para a sua regularização. A não entrega dos documentos no prazo estabelecido de 15 dias poderá implicar no indeferimento do processo.

O processo também necessita de análise pela Unidade de Gestão Ambiental – SAMA.UGA.

Após análise técnica dos documentos apresentados, novas complementações poderão ser solicitada.

3) Consultar andamento

Acessar Consulta de Processos do TMI, informando número do protocolo e chave de acesso, ou enviar mensagem com o número do processo para o WhatsApp (47) 98823-4464, para consultar andamento da solicitação.

Em caso de pendências de documentação:

  1. Na consulta do processo, acessar aba “Histórico” para informações referentes ao andamento do processo.
  2. Clicar na aba “Parecer” para fazer download de pendências, pareceres, certidões deferidas.

Dúvidas referente a Pendências emitidas, encaminhar e-mail para sama.uap.aps@joinville.sc.gov.br ou solicitar agendamento pelo WhatsApp (47) 98823-4464, informando número e ano do processo.

Para devolutiva de pendências de documentação e ofícios:

  1. Na consulta do processo, clicar na aba “Geral” e ir em “Adicionar arquivo”.
  2. Enviar e-mail para sama.uap.aps@joinville.sc.gov.br, informando a inclusão de documentos e solicitando a continuidade da análise do processo. Necessário informar número e ano do protocolo.

O processo será indeferido e arquivado nas seguintes situações:

  • Após a terceira análise, caso não tenham sido atendidas integralmente ou justificadas as solicitações contidas em ofício no processo, a depender de aceite;
  • Ausência de movimentação do processo por parte do requerente por 03 (três) meses.

4) Obter certidão

  1. Acessar Consulta de Processos do TMI, informando número do protocolo e chave de acesso.
  2. Constando informação de “Pronto para Entrega”, clicar na aba “Parecer” e fazer download da certidão.

Quanto custa?

Os custos de protocolização podem ser consultados em TMI – Tributos Municipais Inteligentes, na opção “Atendimento SAMA – Certidões”.

Quanto tempo leva?

Prazo médio para resposta é de 30 dias, contados a partir do envio de toda a documentação exigida, mas pode variar dependendo da complexidade da situação do imóvel.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

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