Obter orientações sobre manejo de morcegos

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.036638-7, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 13/02/2023 às 11:31.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como obter orientações sobre manejo de morcegos vivos ou encontrados mortos.

Os morcegos são animais de hábito noturno, saindo de seus abrigos ao entardecer ou no início da noite. Contribuem com o equilíbrio do meio ambiente e devem ser preservados.

Não costumam atacar, mas podem morder quando perturbados ou indevidamente manipulados. Embora, em sua grande maioria, estejam sadios, aqueles que porventura estiverem infectados com o vírus da raiva podem transmitir a doença, sempre fatal na ausência de pronto atendimento. Portanto, deve-se evitar o contato direto com os morcegos.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos WhatsApp Todos os dias, 24 horas
E-mail: notificazoonosesjlle@gmail.com
Presenciais Vigilância Ambiental
Localização: Rua Aubé, 790 – Boa Vista, Joinville – SC
Prioridades de atendimento: não informado
Tempo de espera: não informado
Segunda a sexta, 7h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos
Telefônicos (47) 3433-1660 | (47) 3432-2337 Segunda a sexta, 7h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos
Plantão: (47) 98856-8046 Todos os dias, 24 horas
Postais Não é possível

Como fazer?

1) Em caso de morcegos encontrados mortos ou contato com animais domésticos

Ao encontrar um morcego caído no chão, vivo ou morto, ou se houve contato com animais domésticos, a orientação é:

1. Isolar o morcego utilizando pote, balde ou caixa de papelão.
  2. Procurar a Vigilância Ambiental nos canais informados.

2) Em caso de contato entre pessoa e morcego

Adultos devem procurar orientação médica imediata nas Unidades de Pronto Atendimento, conforme este serviço.

Crianças devem ser encaminhadas ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria (rua Araranguá, 554 – América, Joinville – SC).

3) Denunciar ambientes com possíveis focos de zoonoses

Acessar este serviço para obter orientações sobre como denunciar ambientes, ou seja, imóveis, edificados ou não, com possíveis focos de zoonoses.

Quanto custa?

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.

Quanto tempo leva?

Não informado.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

• Não informado.

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.