Obter medicamentos na rede pública de saúde

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.099605-4, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 16/02/2023 às 18:22.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como obter medicamentos prescritos por profissionais de saúde nas Unidades de Saúde com farmácia ou dispensário de medicamentos na rede pública de Joinville.

Quem pode fazer?

Pessoa residente no território do Município de Joinville (SC), com prescrição (receita) originada no município de Joinville, e que atenda aos seguintes critérios:

• ter mais de 18 anos;
    • possuir prescrição válida proveniente do Sistema Único de Saúde (SUS).

Prescrição da rede privada é válida para obtenção de medicamentos do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF).

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Não é possível
Presenciais Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) Unidades Básicas de Saúde
Localização: localizações diversas
Tempo de espera: não informado
Segunda a sexta, em horários definidos pelas Unidades Básicas de Saúde, exceto feriados e pontos facultativos
Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) Farmácia Escola
Localização: Rua Rio do Sul, 270 – Bucarein, Joinville – SC (piso térreo da Univille)
Tempo de espera: não informado
Segunda a sexta-feira, 7h às 19h, com distribuição de senhas até 18h30, exceto feriados e pontos facultativos

No último dia útil de cada mês, a farmácia atende em horário diferenciado: 7h às 11h, e 14h às 19h.

Medicamentos do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) Unidade de Vigilância em Saúde
Rua Abdon Batista, 172 – Centro, Joinville – SC
Segunda a sexta, 7h30 às 18h30, exceto feriados e pontos facultativos
Medicamentos antimicrobianos, analgésicos e anti-inflamatórios prescritos a usuários atendidos nestas unidades PA Norte
Localização: Rua Guilherme, 640 – Costa e Silva, Joinville – SC
UPA Leste
Localização: Rua Mafalda Laurindo, 262 – Aventureiro, Joinville – SC
UPA Sul
Localização: Rua Monsenhor Gercino, s/n – João Costa, Joinville – SC
Telefônicos Não é possível
Postais Não é possível

Como fazer?

1) Consultar listas de medicamentos fornecidos pelo SUS

Consulta de medicamentos fornecidos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de Joinville pode ser feita em:

Também podem ser consultadas listas disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina:

2) Reunir informações necessárias

Após conferir se o medicamento prescrito é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o usuário deve reunir as seguintes informações:

1. Receita do Sistema Único de Saúde (SUS) emitida no território do Município de Joinville e que esteja válida, com data, número do registro no conselho profissional do prescritor, nome e assinatura do prescritor (1).
  2. Documento de identificação com foto (2).
  3. Cartão Nacional de Saúde do usuário referido na receita.

(1) Receita médica da rede particular de saúde é aceita para obtenção de medicamento do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF).

(2) Quando o portador da receita não for o usuário referido na receita, o documento de identificação com foto deve ser do portador.

3) Obter medicamento

3.1) Obter medicamentos em Unidade Básica de Saúde

Para obter medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), usuário deve:

1. Com informações reunidas conforme etapa 2, dirigir-se a uma Unidade Básica de Saúde.
  2. Aguardar atendimento.
  3. Ao ser atendido, receber medicação.

3.2) Obter medicamentos na Farmácia Escola

Acessar este serviço para obter medicamento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).

3.3) Obter medicamentos na Unidade de Vigilância em Saúde

Para obter medicamentos do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF), usuário deve:

1. Com informações reunidas conforme etapa 2, dirigir-se à Unidade de Vigilância em Saúde.
  2. Aguardar atendimento.
  3. Ao ser atendido, receber orientações específicas conforme protocolos vigentes e medicação.

3.4) Obter medicamentos antimicrobianos, analgésicos e anti-inflamatórios prescritos a usuários atendidos no PA Norte e nas UPA Leste e UPA Sul

Com informações reunidas conforme etapa 2:

1. Dirigir-se à farmácia do PA Norte, UPA Leste ou UPA Sul.
  2. Aguardar atendimento.
  3. Ao ser atendido, receber medicação.

Quanto custa?

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.

Quanto tempo leva?

Para medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), o prazo de entrega varia conforme o medicamento, estando condicionado à aprovação do processo pela Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF), da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC).

Para os demais medicamentos, obtenção é imediata, conforme disponibilidade do item e atendimento a protocolos vigentes.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.