Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.099605-4, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 16/02/2023 às 18:22.
O que é?
Este conteúdo orienta sobre como obter medicamentos prescritos por profissionais de saúde nas Unidades de Saúde com farmácia ou dispensário de medicamentos na rede pública de Joinville.
Quem pode fazer?
Pessoa residente no território do Município de Joinville (SC), com prescrição (receita) originada no município de Joinville, e que atenda aos seguintes critérios:
-
- ter mais de 18 anos;
- possuir prescrição válida proveniente do Sistema Único de Saúde (SUS).
Prescrição da rede privada é válida para obtenção de medicamentos do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF).
Onde e quando fazer?
Canais | Onde | Quando | |
---|---|---|---|
Eletrônicos | Não é possível | ||
Presenciais | Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) | Unidades Básicas de Saúde Localização: localizações diversas Prioridades de atendimento: não informado Tempo de espera: não informado |
Segunda a sexta, em horários definidos pelas Unidades Básicas de Saúde, exceto feriados e pontos facultativos |
Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) | Farmácia Escola Localização: Rua Rio do Sul, 270 – Bucarein, Joinville – SC (piso térreo da Univille) Prioridades de atendimento: não informado Tempo de espera: não informado |
Segunda a sexta-feira, 7h às 19h, com distribuição de senhas até 18h30, exceto feriados e pontos facultativos
No último dia útil de cada mês, a farmácia atende em horário diferenciado: 7h às 11h, e 14h às 19h. |
|
Medicamentos do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) | Unidade de Vigilância em Saúde Rua Abdon Batista, 172 – Centro, Joinville – SC Prioridades de atendimento: não informado Tempo de espera: não informado |
Segunda a sexta, 7h30 às 18h30, exceto feriados e pontos facultativos | |
Medicamentos antimicrobianos, analgésicos e anti-inflamatórios prescritos a usuários atendidos nestas unidades | PA Norte Localização: Rua Guilherme, 640 – Costa e Silva, Joinville – SC Prioridades de atendimento: não informado Tempo de espera: não informado |
Todos os dias, 24 horas | |
UPA Leste Localização: Rua Mafalda Laurindo, 262 – Aventureiro, Joinville – SC Prioridades de atendimento: não informado Tempo de espera: não informado |
Todos os dias, 24 horas | ||
UPA Sul Localização: Rua Monsenhor Gercino, s/n – João Costa, Joinville – SC Prioridades de atendimento: não informado Tempo de espera: não informado |
Todos os dias, 24 horas | ||
Telefônicos | Não é possível | ||
Postais | Não é possível |
Como fazer?
1) Consultar listas de medicamentos fornecidos pelo SUS
Consulta de medicamentos fornecidos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de Joinville pode ser feita em:
- Relação Municipal de Medicamentos (REMUME), a qual inclui medicamentos dos Componentes Básico (CBAF), Especializado (CEAF) e Estratégico (CESAF) da Assistência Farmacêutica.
Também podem ser consultadas listas disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina:
- Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF);
- Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF).
2) Reunir informações necessárias
Após conferir se o medicamento prescrito é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o usuário deve reunir as seguintes informações:
- Receita do Sistema Único de Saúde (SUS) emitida no território do Município de Joinville e que esteja válida, com data, número do registro no conselho profissional do prescritor, nome e assinatura do prescritor (1).
- Documento de identificação com foto (2).
- Cartão Nacional de Saúde do usuário referido na receita.
(1) Receita médica da rede particular de saúde é aceita para obtenção de medicamento do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF).
(2) Quando o portador da receita não for o usuário referido na receita, o documento de identificação com foto deve ser do portador.
3) Obter medicamento
3.1) Obter medicamentos em Unidade Básica de Saúde
Para obter medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), usuário deve:
- Com informações reunidas conforme etapa 2, dirigir-se a uma Unidade Básica de Saúde.
- Aguardar atendimento.
- Ao ser atendido, receber medicação.
3.2) Obter medicamentos na Farmácia Escola
Acessar este serviço para obter medicamento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).
3.3) Obter medicamentos na Unidade de Vigilância em Saúde
Para obter medicamentos do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF), usuário deve:
- Com informações reunidas conforme etapa 2, dirigir-se à Unidade de Vigilância em Saúde.
- Aguardar atendimento.
- Ao ser atendido, receber orientações específicas conforme protocolos vigentes e medicação.
3.4) Obter medicamentos antimicrobianos, analgésicos e anti-inflamatórios prescritos a usuários atendidos no PA Norte e nas UPA Leste e UPA Sul
Com informações reunidas conforme etapa 2:
- Dirigir-se à farmácia do PA Norte, UPA Leste ou UPA Sul.
- Aguardar atendimento.
- Ao ser atendido, receber medicação.
Quanto custa?
Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.
Quanto tempo leva?
Para medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), o prazo de entrega varia conforme o medicamento, estando condicionado à aprovação do processo pela Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF), da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC).
Para os demais medicamentos, obtenção é imediata, conforme disponibilidade do item e atendimento a protocolos vigentes.
Sobre estas informações
Unidade(s) responsável(is)
Atos regulamentadores
- Portaria nº 141/2020/SMS
- Resolução nº 078/2020/CMS
- Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, Anexo XXVIII
- Portaria de Consolidação nº 6, de 28 de setembro de 2017, Título V
- Resolução no 03/2005/CMS
- Decreto Federal nº 7.508, de 28 de junho de 2011
- Portaria ANVISA nº 344, de 12 de maio de 1998
- Resolução ANVISA nº 20, de 5 de maio de 2011
Manifestar-se
Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.
Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.