Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.006280-9, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 18/08/2023 às 17:58.
O que é?
Este conteúdo orienta sobre como obter certificação de usuário para assinatura de contratos no Portal de Autosserviço, do Município de Joinville (SC), vinculados a editais publicados até 17/08/2023.
Certificação de usuário é o ato de confirmar que um usuário é ele mesmo – semelhante ao reconhecimento de firma -, para que possa assinar documentos eletrônicos junto ao Município.
Quem pode fazer?
Pessoa física que tenha cadastro no Portal de Autosserviço e que necessite assinar contratos no Portal, vinculados a editais publicados até 17/08/2023.
Onde e quando fazer?
Canais | Onde | Quando |
---|---|---|
Eletrônicos | Formulário eletrônico | Todos os dias, 24 horas |
Presenciais | Não é possível | |
Telefônicos | Não é possível | |
Postais | Não é possível |
Como fazer?
1) Acessar ambiente de certificação
Antes de começar, é necessário efetuar cadastro de usuário. Acessar este serviço para saber como fazê-lo.
Com o cadastro de usuário efetuado, acessar Certificação de usuário para seguir ao ambiente de solicitação.
Para usuários cadastrados, este caminho também é acessível dentro do Portal de Autosserviço, por meio da opção “Certificação de usuário”, no menu “Serviços” (tela 2).
2) Solicitar certificação
Na tela de “Certificação de usuário”, são apresentadas orientações de como proceder. Realizar as seguintes etapas:
- Baixar Termo de Responsabilidade em seu computador.
- Imprimir Termo de Responsabilidade.
- Assinar Termo de Responsabilidade impresso.
- Digitalizar (fotografar ou escanear) Termo de Responsabilidade impresso e assinado.
- Digitalizar (fotografar ou escanear) documento de identificação com foto.
- Anexar Termo de Responsabilidade e documento de identificação digitalizados nos campos solicitados, na tela de “Certificação de usuário”.
- Inserir senha de usuário (criada no cadastro de usuário).
- Marcar opção “Declaro que as informações ora prestadas são verdadeiras sob pena de responsabilidade administrativa”.
- Clicar no botão “Enviar”.
As etapas acima estão ilustradas na tela 3.
Após clicar em “Enviar”, se houver algum erro, uma notificação aparecerá na tela. Caso todas informações estejam corretas, uma mensagem informará que a solicitação foi enviada (tela 4).
3) Consultar resultado
Requerida a certificação, acessar o Portal de Autosserviço, na opção “Consultar processo de certificação”, no menu “Serviços”, para visualizar a tramitação do processo (tela 5).
Será enviada uma informação dentro do processo eletrônico quando a certificação for validada. Caso haja alguma pendência, o usuário será comunicado da mesma forma (tela 6).
Com a validação da solicitação, o fornecedor passa a ser certificado (tela 7) e está apto a assinar documentos eletrônicos junto ao Município de Joinville.
4) Visualizando telas do sistema
As imagens a seguir mostram telas do sistema.







5) Continuando após obter certificação
Após efetuar cadastro, o fornecedor pode acessar o Portal de Autosserviço para assinatura de documentos eletrônicos.
Para outras informações sobre o Portal de Autosserviço, acessar este serviço.
6) Obter ajuda
É recomendável seguir o passo a passo indicado nas etapas acima para obter a certificação. Caso seja necessário, para obter ajuda, enviar e-mail para sei@joinville.sc.gov.br (mensagens são respondidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos) ou entrar em contato pelo telefone (47) 3431-3350, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos.
Quanto custa?
Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.
Quanto tempo leva?
Até 72 horas úteis.
Sobre estas informações
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Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.