Atualizar dados no Cadastro Habitacional

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 18.0.124255-8, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 22/08/2023 às 11:04.

Atualize seu cadastro

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como manter informações atualizadas no Cadastro Habitacional, ato de manter a inscrição ativa e válida para participar de programas habitacionais viabilizados pelo Município de Joinville (SC).

Quem pode fazer?

Pessoas inscritas no Cadastro Habitacional. Caso ainda não seja inscrito, realizar cadastro conforme este serviço.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Autosserviço Todos os dias, 24 horas (1)
Presenciais Não é possível
Telefônicos Não é possível
Postais Não é possível

(1) Em caso de dúvidas, consultar a Secretaria de Habitação – SEHAB.

Como fazer?

1) Reunir documentos necessários

1. Documento de identificação com foto.
  2. Comprovante de renda (como comprovante de aposentadoria ou de outro benefício válido, dos últimos 3 meses).
  3. Comprovante de tempo de residência no território de Joinville (como Carteira de Trabalho assinada, matrícula escolar de filhos, declaração com histórico de acompanhamento de saúde ou Título de Eleitor).

2) Atualizar cadastro

1. Acessar Autosserviço com sua conta “gov.br”. Você deve possuir o nível “Prata” ou “Ouro” no “gov.br” para iniciar o processo. Para mais informações sobre como acessar o Autosserviço, clique neste link.
  2. Escolher opção “Meus Processos” e clicar em “Novo Processo”.
  3. Selecionar “Req. para Cadastro Habitacional”.
  4. Ler instruções, preencher com dados e anexar documentos solicitados, conforme etapa 1, em formato PDF.
  5. Ler e concordar com a declaração de veracidade das informações apresentadas, aceitando com um clique na caixa de seleção.
  6. Salvar e enviar processo.

Caso não tenha acesso à internet, entrar em contato com a Secretaria de Habitação – SEHAB.

3) Consultar andamento do processo

Após o envio, o cadastro será processado e as informações repassadas ao banco de dados do sistema habitacional de Joinville. A atualização será efetivada em até 20 dias úteis ou será comunicada a necessidade de complementação.

Para consultar tramitação (andamento) do processo, acessar opção “Meus Processos”, no Autosserviço.

4) Manter informações atualizadas

A atualização das informações deve ser feita sempre que ocorrer alteração nas informações, como mudança de endereço, de contatos, de renda ou outras informações relacionadas ao Cadastro Habitacional.

Quanto custa?

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.

Quanto tempo leva?

Em média, 20 minutos para preencher o formulário. Após preenchimento e envio, até 20 dias para a validação das informações.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.