Manter informações atualizadas no Cadastro Habitacional

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 18.0.124255-8, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 23/08/2021 às 10:55.

Este conteúdo orienta sobre como manter informações atualizadas no Cadastro Habitacional, ato de manter a inscrição ativa e válida para participar de programas habitacionais viabilizados pelo Município de Joinville (SC).

Pessoas inscritas no Cadastro Habitacional, conforme este serviço.

Canais Onde Quando
Eletrônicos Email: habitacao@joinville.sc.gov.br Todos os dias, 24 horas (1)
WhatsApp (47) 3433-2153
Presenciais Secretaria de Habitação – SEHAB
Localização: Centro de Atendimento ao Cidadão, Rua Dr João Colin, nº 2719 – Santo Antônio – 89218-035, Joinville – SC
Prioridades de atendimento: pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos (Lei nº 10.048/2000)
Tempo de espera: não informado
Segunda a sexta-feira, 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos
Telefônicos  (47) 3481-5280 Segunda a sexta-feira, 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos
Postais Não é possível

(1) Canais verificados e respondidos de segunda a sexta-feira, 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos.

1) Reunindo informações necessárias

A primeira etapa para manter o Cadastro Habitacional atualizado é reunir as seguintes informações:

1. Se houve alteração de informações relacionadas a todos os integrantes maiores de 16 anos da família:
    1. documento de identificação com foto;
    2. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
    3. Carteira de Trabalho;
    4. comprovante de renda (como comprovante de aposentadoria ou de outro benefício válido, dos últimos 3 meses).
  2. Se houve alteração de informações do titular:
    1. comprovante de residência (como conta de água, ou de luz, ou outros comprovantes válidos, dos últimos 3 meses);
    2. comprovante de tempo de residência no território de Joinville (como Carteira de Trabalho assinada, matrícula escolar de filhos, declaração com histórico de acompanhamento de saúde ou Título de Eleitor);
    3. comprovante de estado civil.
  3. Se houve alteração de informações de maior de 18 anos:
    1. Título de Eleitor.
  4. Se houve alteração de informações de menor de 16 anos:
    1. Certidão de Nascimento.
  5. Se houve alteração de informações de pessoa com deficiência:
    1. laudo médico contendo número do Cadastro Internacional de Doenças (CID).

2) Atualizando as informações

A segunda etapa é comparecer para atualização das informações no Cadastro Habitacional. Para isto, os procedimentos são:

1. Com as informações reunidas, (conforme item 1), realizar o agendamento pelos canais informados.
  2. Apresentar informações.
  3. Aguardar análise das informações.

3) Aguardando resultado

Usuário inserido no Cadastro Habitacional permanecerá em lista de espera, aguardando seleção para ser contemplado com moradia por meio de programas habitacionais. Não há prazo para as seleções acontecerem. É possível consultar listas de pretendentes inscritos (habilitados e inabilitados) para programas habitacionais por meio deste serviço.

4) Mantendo informações atualizadas

Atualização das informações deve ser feita sempre que ocorrer mudança nas informações (como mudança de endereço, de contatos, de renda ou outras) ou pelo menos uma vez por ano. Para isto, proceder conforme as instruções deste serviço.

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.

Até 15 minutos, em média, entre atendimento e conclusão da atualização das informações.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)