Manter informações atualizadas no Cadastro Habitacional

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 18.0.124255-8, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 08/05/2020 às 14:58.

Este serviço pode estar total ou parcialmente comprometido em função de medidas de combate ao coronavírus. Mais informações na página Coronavírus em Joinville.

Este conteúdo orienta sobre como manter informações atualizadas no Cadastro Habitacional, ato de manter a inscrição ativa e válida para participar de programas habitacionais viabilizados pelo Município de Joinville (SC).

Pessoas inscritas no Cadastro Habitacional, conforme este serviço.

Canais Onde Quando
Eletrônicos Não é possível
Presenciais Secretaria de Habitação – SEHAB
Localização: Rua Araranguá, 397 – América, Joinville – SC
Prioridades de atendimento: não informado
Tempo de espera: não informado
Segunda a sexta-feira, 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos
Telefônicos Não é possível
Postais Não é possível

1) Reunindo informações necessárias

A primeira etapa para manter o Cadastro Habitacional atualizado é reunir as seguintes informações:

1. Se houve alteração de informações relacionadas a todos os integrantes maiores de 16 anos da família:
    1. documento de identificação com foto;
    2. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
    3. Carteira de Trabalho;
    4. comprovante de renda (como comprovante de aposentadoria ou de outro benefício válido, dos últimos 3 meses).
  2. Se houve alteração de informações do titular:
    1. comprovante de residência (como conta de água, ou de luz, ou outros comprovantes válidos, dos últimos 3 meses);
    2. comprovante de tempo de residência no território de Joinville (como Carteira de Trabalho assinada, matrícula escolar de filhos, declaração com histórico de acompanhamento de saúde ou Título de Eleitor);
    3. comprovante de estado civil.
  3. Se houve alteração de informações de maior de 18 anos:
    1. Título de Eleitor.
  4. Se houve alteração de informações de menor de 16 anos:
    1. Certidão de Nascimento.
  5. Se houve alteração de informações de pessoa com deficiência:
    1. laudo médico contendo número do Cadastro Internacional de Doenças (CID).

2) Atualizando as informações

A segunda etapa é comparecer para atualização das informações no Cadastro Habitacional. Para isto, os procedimentos são:

1. Com informações reunidas (conforme item 1, acima) comparecer ao(s) canal(is) informado(s).
  2. Apresentar informações.
  3. Aguardar análise das informações.

3) Aguardando resultado

Usuário inserido no Cadastro Habitacional permanecerá em lista de espera, aguardando seleção para ser contemplado com moradia por meio de programas habitacionais. Não há prazo para as seleções acontecerem. É possível consultar listas de pretendentes inscritos (habilitados e inabilitados) para programas habitacionais por meio deste serviço.

4) Mantendo informações atualizadas

Atualização das informações deve ser feita sempre que ocorrer mudança nas informações (como mudança de endereço, de contatos, de renda ou outras) ou pelo menos uma vez por ano. Para isto, proceder conforme as instruções deste serviço.

Este serviço é gratuito.

Até 15 minutos, em média, entre atendimento e conclusão da atualização das informações.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)