Como ajudar pessoas em situação de rua

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 21.0.111767-8, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 06/02/2024 às 11:46.

O que é?

Este conteúdo reúne informações de órgãos que recolhem doações e oferecem serviços de apoio a pessoas em situação de rua, no Município de Joinville (SC). O atendimento envolve um conjunto de ações voltadas para o acolhimento e cuidado, garantindo atenção em frentes como saúde, higiene pessoal, alimentação adequada, educação profissional e acesso ao trabalho.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Presenciais, telefônicos e eletrônicos

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop)
Localização: Rua Paraíba, 937 – Anita Garibaldi, Joinville – SC
(47) 9 8811-5621 e WhatsApp

Oferta atendimento socioassistencial a pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência, promovendo acesso a benefícios sociais, cursos profissionalizantes e espaços para higiene pessoal, além de realizar encaminhamentos para as Casas de Passagem Vó Joaquina, Santo Egídio (Adipros) e Nossa Senhora da Salete e os serviços de acolhimento Opção de Vida e Essência de Vida, entre outros serviços.

Segunda a sexta, 7h às 19h, exceto feriados e pontos facultativos

Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CAPS AD)
Localização: Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 1.489 – Anita Garibaldi, Joinville – SC
(47) 3423-3367

Presta atendimento especializado a pessoas com sofrimento decorrente do uso/abuso de álcool e substâncias psicoativas (drogas).

Segunda a sexta, 7h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos

Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat)
Localização: Rua Abdon Batista, 342 – Centro, Joinville – SC
(47) 3422-5998

Promove acesso ao trabalho, por meio de auxílio na elaboração de currículos e encaminhamento a cursos profissionalizantes gratuitos e vagas de emprego, entre outros serviços.

Segunda a sexta, 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos

Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas)
(47) 3030-1232
coordenador.seas@institutoaminc.org

Percorre diariamente as ruas da cidade e, conforme a demanda apresentada e a aceitação da pessoa, realiza o encaminhamento para a rede de atendimento.

Todos os dias, 24 horas

Consultório na Rua
(47) 98880-9811 e WhatsApp

Profissionais de saúde que oferecem ações de promoção, prevenção e cuidados primários no espaço da rua.

Segunda a sexta, 7h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos

Restaurante Popular 1 – Herbert José de Souza
Localização: Rua Urussanga, 442 – Bucarein, Joinville – SC

Oferece refeições elaboradas por nutricionistas com acesso facilitado e baixo custo.

Todos os dias, 7h às 9h (café da manhã), 11h às 14h (almoço) e 17h às 19h (jantar)

Restaurante Popular 2 – Zilda Arns
Localização: Av. Alvino Hansen, 65 – Adhemar Garcia, Joinville – SC

Segunda a sexta, 11h às 14h (almoço), exceto em feriados

Casa de Levi (Comunidade Eis-me Aqui)
Localização: Rua Voluntários da Pátria, 105 – Itaum, Joinville – SC
(47) 99718-4655

Oferece acesso a higiene pessoal, roupas e jantar.

Segunda a sexta, 17h às 19h

Conselhos Tutelares

Atende denúncias de suspeita ou violações de direitos de crianças e adolescentes, como casos de crianças e adolescentes em situação de rua e trabalhando nos sinais de trânsito.

No período de funcionamento dos conselhos

Telefônicos

Disque Direitos Humanos – Disque 100

Atende denúncias de suspeita ou violações de direitos humanos de pessoas em situação de rua.

Todos os dias, 24 horas
Postais Não é possível

Como fazer?

1. Consultar órgãos relacionados na rede de atendimento a pessoa em situação de rua.
  2. Procurar atendimento ou obter informações no local desejado conforme o caso, ou entrar em contato pelos canais telefônicos, dentro dos períodos informados.

Quanto custa?

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.

Quanto tempo leva?

Não informado.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

• Não informado.

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.