Assinar documento eletrônico SEI como usuário externo

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.005704-0, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 22/03/2019 às 18:35.

Acesso rápido

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como assinar documento eletrônico SEI como usuário externo, ato que um usuário externo realiza de assinar, eletronicamente, documento no âmbito do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), instituído por meio do Decreto nº 21.863/2014 como sistema único e oficial de processo administrativo do Município de Joinville (SC).

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa física que possua certificação de usuário.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Portal SEI Todos os dias, 24 horas
Presenciais Não é possível  
Telefônicos Não é possível  
Postais Não é possível  

Como fazer?

1) Obtendo certificação de usuário

Para poder assinar documentos eletronicamente, é necessário ter certificação de usuário. Acessar este serviço para saber como obtê-la.

2) Assinando documentos eletrônicos

Para assinar documentos eletrônicos, os procedimentos são:

  1. Acessar Portal SEI.
  2. Clicar no botão “SEI! Usuário Externo” (item 4 da tela 1).
  3. Inserir e-mail e senha cadastrados e clicar no botão “Confirma” (itens 5 e 6 da tela 2).
  4. Visualizar os documentos disponíveis (item 1 da tela 3). Caso não haja documentos disponíveis, aparecerá a seguinte mensagem: “Nenhum registro encontrado”.
  5. Assinar o documento por meio do ícone em forma de “caneta” (item 2 da tela 3).
  6. Inserir novamente sua senha e clicar em “Assinar” para aplicar a assinatura (itens 3 e 4 da tela 4).
  7. Encerrar sua sessão (item 1 da tela 5).

3) Visualizando telas do sistema

Imagens a seguir mostram telas do sistema. Clicar sobre elas para ampliá-las.

Tela de entrada no Portal SEI

Tela 1. Acesso ao Portal SEI e botão de acesso como Usuário Externo.

Campos de login para usuário externo

Tela 2. Campos para login de usuário externo.

Controle de acesso a usuário externo

Tela 3. Controle de acesso a usuário externo, onde são visualizados documentos que aguardam assinatura.

Assinatura de documento

Tela 4. Campo de aplicação da assinatura eletrônica.

Encerramento de sessão

Tela 5. Encerramento de sessão (saída do sistema).

Quanto custa?

Ato de assinar documentos eletrônicos é gratuito.

Quanto tempo leva?

Efetivação da assinatura é imediata, a partir do momento em que é feita.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

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