Assinar documento eletrônico SEI como usuário externo

Carta de Serviço disponibilizada em atendimento à Lei nº 13.460/2017 e validada conforme Processo SEI nº 19.0.005704-0. Última atualização: 22/03/2019 18h35.

Acesso rápido

O que é?

Assinatura de documento eletrônico como usuário externo é o ato que um usuário externo realiza de assinar, eletronicamente, documento no âmbito do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), instituído por meio do Decreto nº 21.863/2014 como sistema único e oficial de processo administrativo do Município de Joinville (SC).

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa física que possua certificação de usuário.

Onde e quando fazer?

Canal Onde Quando
Internet Portal SEI Todos os dias, 24h
Presencial Não é possível  
Telefone Não é possível  
Outros Não é possível  

Como fazer?

1) Obtendo certificação de usuário

Para poder assinar documentos eletronicamente, é necessário ter certificação de usuário. Acesse esta Carta de Serviço para saber como obtê-la.

2) Assinando documentos eletrônicos

Para assinar documentos eletrônicos, os procedimentos são:

  1. Acessar Portal SEI.
  2. Clicar no botão “SEI! Usuário Externo” (item 4 da tela 1).
  3. Inserir e-mail e senha cadastrados e clicar no botão “Confirma” (itens 5 e 6 a tela 2).
  4. Visualizar os documentos disponíveis (item 1 da tela 3). Caso não haja documentos disponíveis, aparecerá a seguinte mensagem: “Nenhum registro encontrado”.
  5. Assinar o documento por meio do ícone em forma de “caneta” (item 2 da tela 3).
  6. Inserir novamente sua senha e clicar em “Assinar” para aplicar a assinatura (itens 3 e 4 da tela 4).
  7. Encerrar sua sessão (tem 1 da tela 5).

3) Visualizando as telas do sistema

As imagens a seguir mostram telas do sistema. Clique sobre elas para ampliá-las.

Tela de entrada no Portal SEI

Tela 1. Acesso ao Portal SEI e botão de acesso como Usuário Externo.

Campos de login para usuário externo

Tela 2. Campos para login de usuário externo.

Controle de acesso a usuário externo

Tela 3. Controle de acesso a usuário externo, onde são visualizados documentos que aguardam assinatura.

Assinatura de documento

Tela 4. Campo de aplicação da assinatura eletrônica.

Encerramento de sessão

Tela 5. Encerramento de sessão (saída do sistema).

Quanto custa?

O ato de assinar documentos eletrônicos é gratuito.

Quanto tempo leva?

A efetivação da assinatura é imediata, a partir do momento em que é feita.

Sobre este serviço

Unidade responsável

Compromissos e padrões

Prioridades de atendimento em fila: não se aplica.

Tempo de espera em fila: não se aplica.

Atos regulamentadores

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