Materiais de Conscientização sobre Diabetes, Hipertensão Arterial, Saúde Mental e Sífilis

De: Secretaria da Saúde - SES
Criado: 18 de julho de 2025
Última atualização: 22 de julho de 2025

Esta publicação reúne materiais de conscientização (apresentação, folheto e cartaz) sobre Diabetes, Hipertensão Arterial, Saúde Mental e Sífilis, com informações sobre principais sintomas, como prevenir, tratamento e onde buscar atendimento.

Documentos

Nosso corpo utiliza a glicose como principal fonte de energia. Ela é obtida através de carboidratos e açúcares que ingerimos na alimentação. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é fundamental para que a glicose entre nas células e as abasteça. No entanto, o excesso de glicose pode ser prejudicial para a nossa saúde. Em diabéticos, a produção insuficiente de insulina faz com que a glicose se acumule no sangue, elevando os níveis de açúcar. Esse acúmulo pode danificar vasos sanguíneos que irrigam órgãos vitais como olhos, coração e rins. Além disso, pode afetar os nervos, causando perda de sensibilidade ou dores, principalmente nas extremidades, como os pés.

A Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica e silenciosa. Com o passar do tempo, as paredes das artérias ficam mais rígidas e estreitas, dificultando a passagem do sangue. Isso aumenta a pressão dentro delas e força o coração a trabalhar mais.

A pressão alta contribui para o acúmulo de gordura e a formação de coágulos nas artérias, o que pode causar entupimentos. A Hipertensão Arterial também pode afetar os rins, órgãos essenciais para controlar a pressão, visto que filtram o sangue para eliminar água e sódio.

Um ambiente de trabalho saudável pode ajudar a nos manter em equilíbrio. A saúde mental não é só a ausência de doenças, mas a capacidade de lidar com as emoções, trabalhar com propósito e cultivar relações saudáveis. Por isso, tenha bons hábitos de alimentação, sono e atividade física, estabeleça uma rotina adequada entre trabalho, descanso e lazer.

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada por uma bactéria. Ela é contraída pelo contato sexual ou durante a gravidez, quando é transmitida da mãe que está contaminada para o bebê. O uso de preservativo em todas as relações sexuais é a melhor maneira de se prevenir.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

Skip to content