Prêmios e reconhecimentos do Município de Joinville

Joinville é excelente, sustentável, inteligente e empreendedora. Nossas conquistas são prova disso, e os reconhecimentos que recebemos nos motivam a crescer e inovar cada vez mais, para sermos uma referência em todas as áreas.

Nesta página, você conhece os principais prêmios e reconhecimentos recebidos pelo Município de Joinville.

A transparência da gestão da Prefeitura de Joinville foi reconhecida com o selo Prata do Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

A segunda edição da iniciativa avaliou mais de 8 mil entidades do Brasil. Entre os órgãos analisados, apenas 16% (1.303) foram reconhecidos com selos. A pontuação média nacional foi de 58,13%, enquanto Joinville alcançou índice de transparência de 78,48%.

Visualize o certificado Qualidade em Transparência Prata 2023

Joinville foi uma das três grandes finalistas no ranking geral do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, que reconhece as cidades que mais se destacam na gestão pública.

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila. Ele tem o objetivo de reconhecer a administração municipal de cidades que utilizam as boas práticas de gestão, com foco na excelência e na transparência.

Dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, 56 foram finalistas do Prêmio Band Cidades Excelentes, que utiliza informações públicas de 67 indicadores para qualificar as prefeituras que se destacam em cada segmento.

Veja mais detalhes sobre o prêmio

Joinville é destaque do estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios 2023, elaborado pela Urban Systems e pela Exame.

O Município está em 1º lugar no ranking de Indústria. Na edição do ano passado, Joinville não figurava entre as 100 primeiras cidades colocadas.

É a primeira vez que uma cidade de Santa Catarina ocupa a liderança no setor industrial, no estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios, que é elaborado desde 2014.

Um dos indicadores levados em conta para o estudo é que Joinville teve um saldo positivo de 1,4 mil empregos no setor da indústria da transformação. Também apresentou crescimento de 3,7% no número de empresas do setor, aumento de 9,95% na exportação de produtos industriais e concentração de 34% do total de empregos formais da cidade no setor industrial.

Leia a reportagem completa publicada pela revista Exame

Quando o assunto é empreendedorismo, Joinville se destaca pela gestão que tem feito para incentivar o surgimento de novas empresas e a manutenção das que já existem na cidade.

Joinville está entre as três melhores cidades para se empreender no país, conforme avaliação do Índice de Cidades Empreendedoras 2023.

O Índice de Cidades Empreendedoras é desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Endeavor, utilizando dados públicos. Em 2021, Joinville ocupava a 16ª posição, e em 2022, a nona. Neste ano, subiu para a terceira colocação em um índice que avalia as 101 maiores cidades do Brasil.

O levantamento é composto pela análise de sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Em todos eles Joinville tem boa pontuação, mas o destaque é principalmente para o indicativo “ambiente regulatório” onde são avaliados itens como redução da burocracia, tempo para andamento dos processos e tributação.

Veja mais detalhes sobre o índice

Joinville conquistou no mês de junho de 2022 o 1º lugar no ranking “Melhores Cidades do Brasil” ao chegar a 190 pontos nas categorias Geral e Grande Porte.

O ranking “Melhores Cidades do Brasil” é uma iniciativa da Editora Três, responsável pela publicação da revista IstoÉ, e da Austin Rating. Ele considera dados públicos de 5.565 municípios brasileiros e está dividido em quatro categorias: Geral, Grande Porte, Médio Porte e Pequeno Porte.

Leia a reportagem completa publicada pela revista IstoÉ

Confira detalhes do ranking

O Ministério da Economia divulgou em março de 2022 o resultado do Índice de Concorrência dos Municípios (ICM). O levantamento foi realizado com as capitais e as maiores cidades dos estados. Joinville atingiu a média de 483,6, liderando o ranking em Santa Catarina e ficando acima da média nacional, que é de 473,6.

Em um comparativo geral, entre os 61 municípios brasileiros pesquisados, Joinville ocupa a 27ª posição. O objetivo do levantamento é analisar o ambiente concorrencial dos municípios, com coleta e geração de dados e informações, e também proporcionar uma ferramenta de diagnóstico e identificação de boas práticas aos municípios brasileiros.

Confira o Índice de Concorrência dos Municípios

Joinville garantiu a terceira posição na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2021, na categoria “Cidades acima de 500 mil habitantes”. O prêmio é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila.

A avaliação é feita por meio de algoritmos que verificam 41 indicadores divididos em pilares de Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento e Ordem Pública.

Confira os detalhes sobre o prêmio

O Joinvasc, programa público de tratamento de acidente vascular cerebral (AVC) de Joinville, foi o campeão do Value-Based Health Care (VBHC) Prize 2021, sendo eleito o melhor programa mundial de Valor em Saúde daquele ano.

Além do prêmio principal, o Joinvasc também foi vencedor na categoria aberta à comunidade, ao obter mais de 55% dos votos recebidos na votação popular.

O prêmio Value-Based Health Care (VBHC) Prize é organizado pelo Decision Institute, da Holanda. A condecoração é realizada anualmente e reconhece iniciativas inspiradoras, fundamentadas no valor em saúde e que conseguem entregar resultados de excelência aos pacientes.

Entre os 12 finalistas que disputaram a edição de 2021, o Joinvasc foi o único representante da América Latina e o único direcionado ao tratamento de AVC.

Veja mais detalhes sobre o prêmio

A Companhia Águas de Joinville – CAJ foi vencedora do prêmio Going Digital Awards in Infrastructure 2021, na categoria Sistemas de Água, Esgoto e Drenagem, com o projeto Simulação Hidráulica.

Única representante do Brasil, a companhia de saneamento de Joinville foi a campeã de uma das 19 categorias da competição, concorrendo com cerca de 300 projetos enviados por 230 organizações de 45 países.

A equipe técnica da Companhia iniciou estudos visando reduzir os efeitos que longos períodos de estiagem poderiam causar em um dos mananciais mais importantes de Joinville, o Piraí.

A solução encontrada apresentou custo próximo de zero, utilizando a infraestrutura já existente, com realização de interligações entre redes de macrodistribuição, manobras entre reservatórios e adequações operacionais que, inclusive, melhoraram o abastecimento da zona Leste do Município, reduzindo em aproximadamente 90% as reclamações de falta de água na região.

Conheça mais sobre o prêmio

Joinville obteve a terceira colocação geral no Ranking Connected Smart Cities 2021, no eixo economia.

Entre os estados do Sul, Joinville é a cidade melhor colocada e fica atrás apenas de Barueri (SP) e São Caetano do Sul (SP) no ranking nacional. Joinville também teve uma posição de destaque no eixo mobilidade, ficando em oitavo lugar no Brasil.

O Ranking Connected Smart Cities 2021 avaliou as cidades mais inteligentes e conectadas do país.

No eixo economia, Joinville apresentou 11,24% no crescimento do PIB per capita. O crescimento do número de empregos foi de 12,60%. As empresas de tecnologia tiveram um acréscimo de 6,02%. O número de MEIs aumentou 22,97%.

Saiba mais sobre o ranking

Joinville é considerada Modelo em Marketing Territorial e Liderança Empreendedora, ao vencer a premiação promovida pelo Sebrae.

A cidade venceu com o projeto “Joinville para as Pessoas”, que inclui ações como incentivos aos empreendedores, revitalização de espaços públicos, leis, promoção de eventos e articulação das forças da cidade para o desenvolvimento econômico e bem-estar.

Esta foi a 11ª edição do prêmio Prefeito Empreendedor, etapa catarinense. Para ser premiada, Joinville passou por um processo de avaliação que incluiu uma inscrição detalhada com informações sobre as ações e uma visita técnica. O julgamento foi feito por uma bancada convidada pelo Sebrae Estadual para definir os projetos vencedores em cada uma das oito categorias.

Veja mais detalhes sobre o prêmio

Skip to content