Prêmios e reconhecimentos do Município de Joinville

Joinville é excelente, sustentável, inteligente e empreendedora. Nossas conquistas são prova disso, e os reconhecimentos que recebemos nos motivam a crescer e inovar cada vez mais, para sermos uma referência em todas as áreas.

Nesta página, você conhece os principais prêmios e reconhecimentos recebidos pelo Município de Joinville.

Quando o assunto é empreendedorismo, Joinville se destaca pela gestão que tem feito para incentivar o surgimento de novas empresas e a manutenção das que já existem na cidade.

Joinville está entre as três melhores cidades para se empreender no país, conforme avaliação do Índice de Cidades Empreendedoras 2023.

O Índice de Cidades Empreendedoras é desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Endeavor, utilizando dados públicos. Em 2021, Joinville ocupava a 16ª posição, e em 2022, a nona. Neste ano, subiu para a terceira colocação em um índice que avalia as 101 maiores cidades do Brasil.

O levantamento é composto pela análise de sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Em todos eles Joinville tem boa pontuação, mas o destaque é principalmente para o indicativo “ambiente regulatório” onde são avaliados itens como redução da burocracia, tempo para andamento dos processos e tributação.

Veja mais detalhes sobre o índice

Joinville conquistou no mês de junho de 2022 o 1º lugar no ranking “Melhores Cidades do Brasil” ao chegar a 190 pontos nas categorias Geral e Grande Porte.

O ranking “Melhores Cidades do Brasil” é uma iniciativa da Editora Três, responsável pela publicação da revista IstoÉ, e da Austin Rating. Ele considera dados públicos de 5.565 municípios brasileiros e está dividido em quatro categorias: Geral, Grande Porte, Médio Porte e Pequeno Porte.

Leia a reportagem completa publicada pela revista IstoÉ

Confira detalhes do ranking

O Ministério da Economia divulgou em março de 2022 o resultado do Índice de Concorrência dos Municípios (ICM). O levantamento foi realizado com as capitais e as maiores cidades dos estados. Joinville atingiu a média de 483,6, liderando o ranking em Santa Catarina e ficando acima da média nacional, que é de 473,6.

Em um comparativo geral, entre os 61 municípios brasileiros pesquisados, Joinville ocupa a 27ª posição. O objetivo do levantamento é analisar o ambiente concorrencial dos municípios, com coleta e geração de dados e informações, e também proporcionar uma ferramenta de diagnóstico e identificação de boas práticas aos municípios brasileiros.

Confira o Índice de Concorrência dos Municípios

Joinville garantiu a terceira posição na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria “Cidades acima de 500 mil habitantes”. O prêmio é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila.

A avaliação é feita por meio de algoritmos que verificam 41 indicadores divididos em pilares de Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento e Ordem Pública.

Confira os detalhes sobre o prêmio

O Joinvasc, programa público de tratamento de acidente vascular cerebral (AVC) de Joinville, foi o campeão do Value-Based Health Care (VBHC) Prize 2021, sendo eleito o melhor programa mundial de Valor em Saúde daquele ano.

Além do prêmio principal, o Joinvasc também foi vencedor na categoria aberta à comunidade, ao obter mais de 55% dos votos recebidos na votação popular.

O prêmio Value-Based Health Care (VBHC) Prize é organizado pelo Decision Institute, da Holanda. A condecoração é realizada anualmente e reconhece iniciativas inspiradoras, fundamentadas no valor em saúde e que conseguem entregar resultados de excelência aos pacientes.

Entre os 12 finalistas que disputaram a edição de 2021, o Joinvasc foi o único representante da América Latina e o único direcionado ao tratamento de AVC.

Veja mais detalhes sobre o prêmio

A Companhia Águas de Joinville – CAJ foi vencedora do prêmio Going Digital Awards in Infrastructure 2021, na categoria Sistemas de Água, Esgoto e Drenagem, com o projeto Simulação Hidráulica.

Única representante do Brasil, a companhia de saneamento de Joinville foi a campeã de uma das 19 categorias da competição, concorrendo com cerca de 300 projetos enviados por 230 organizações de 45 países.

A equipe técnica da Companhia iniciou estudos visando reduzir os efeitos que longos períodos de estiagem poderiam causar em um dos mananciais mais importantes de Joinville, o Piraí.

A solução encontrada apresentou custo próximo de zero, utilizando a infraestrutura já existente, com realização de interligações entre redes de macrodistribuição, manobras entre reservatórios e adequações operacionais que, inclusive, melhoraram o abastecimento da zona Leste do Município, reduzindo em aproximadamente 90% as reclamações de falta de água na região.

Conheça mais sobre o prêmio

Joinville obteve a terceira colocação geral no Ranking Connected Smart Cities 2021, no eixo economia.

Entre os estados do Sul, Joinville é a cidade melhor colocada e fica atrás apenas de Barueri (SP) e São Caetano do Sul (SP) no ranking nacional. Joinville também teve uma posição de destaque no eixo mobilidade, ficando em oitavo lugar no Brasil.

O Ranking Connected Smart Cities 2021 avaliou as cidades mais inteligentes e conectadas do país.

No eixo economia, Joinville apresentou 11,24% no crescimento do PIB per capita. O crescimento do número de empregos foi de 12,60%. As empresas de tecnologia tiveram um acréscimo de 6,02%. O número de MEIs aumentou 22,97%.

Saiba mais sobre o ranking

Joinville é considerada Modelo em Marketing Territorial e Liderança Empreendedora, ao vencer a premiação promovida pelo Sebrae.

A cidade venceu com o projeto “Joinville para as Pessoas”, que inclui ações como incentivos aos empreendedores, revitalização de espaços públicos, leis, promoção de eventos e articulação das forças da cidade para o desenvolvimento econômico e bem-estar.

Esta foi a 11ª edição do prêmio Prefeito Empreendedor, etapa catarinense. Para ser premiada, Joinville passou por um processo de avaliação que incluiu uma inscrição detalhada com informações sobre as ações e uma visita técnica. O julgamento foi feito por uma bancada convidada pelo Sebrae Estadual para definir os projetos vencedores em cada uma das oito categorias.

Veja mais detalhes sobre o prêmio

Skip to content