Escola Pública de Trânsito de Joinville recebe prêmio nacional e apresenta resultados das ações em evento

Publicada em 07/05/2024 às 17:12
Relacionado a: Unidade da Escola Pública de Trânsito - DETRANS.UET

As campanhas, palestras, ações e projetos educativos ligados à segurança e à mobilidade no trânsito, garantiram à Escola Pública de Trânsito de Joinville (Eptran) o terceiro lugar do Prêmio CONSEMS, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança 2024.

Com a premiação, que teve a participação de trabalhos de todo o Brasil, a Eptran foi reconhecida como exemplo de boas práticas, dentro da área temática de trânsito. O projeto premiado chama-se Trânsito e Cidadania e é realizado com alunos dos 4º e 5º anos de escolas públicas e particulares de Joinville.

“As atividades buscam auxiliar na formação de cidadãos conscientes e responsáveis por meio de atividades práticas, lúdicas e divertidas, possibilitando assim que os ensinamentos sejam carregados para a vida adulta. O projeto é desenvolvido em parceria com as forças de segurança e entidades ligadas à segurança viária e prevenção de acidentes de trânsito, trabalhando de forma conjunta e integrada”, explica Melissa Puertas Sampaio, gerente da Eptran.

Além dos servidores da Eptran, participam dessas ações nas escolas as Polícias Militar e Civil de Santa Catarina, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Defesa Civil Municipal, Vigilância Ambiental, Movimento Pedala Joinville e ONG Fé pela Vida. Cada um destes parceiros monta seu espaço educativo dentro da escola, onde são realizadas as atividades para sensibilizar os alunos sobre a importância da educação para o trânsito e cidadania.

Sobre a premiação

Os vencedores do Prêmio CONSEMS serão homenageados durante a programação do 2° Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, que ocorre de 14 a 17 de maio, no Centro de Eventos da FIEP, em Curitiba (PR).

Durante o evento, a gerente da Eptran, Melissa Puertas Sampaio, apresenta o tema “Educar para Salvar Vidas” e vai mostrar aos participantes o trabalho e resultados obtidos em Joinville. A palestra está programada para o dia 16 de maio, às 16h15.

Para Melissa, a premiação do CONSEMS é um reconhecimento ao trabalho da Eptran e das outras Forças de Segurança que atuam de forma engajada não apenas nos projetos de trânsito e cidadania, mas em outras iniciativas realizadas em Joinville. Além disso, participar do Fórum Nacional é oportunidade para compartilhar boas experiências com profissionais de todo o Brasil.

“É importantíssimo termos o reconhecimento. Com os diversos projetos que realizamos, conseguimos alcançar a redução do número de sinistros de trânsito. Quem sabe as nossas ações podem servir de modelo para outros municípios. Não pensamos apenas no bem do joinvilense, queremos poder ajudar a salvar vidas de todos os brasileiros”, destaca Melissa.

Ações da Eptran

No primeiro trimestre deste ano, as ações realizadas pela Escola Pública de Trânsito de Joinville (Eptran) alcançaram mais de 18,4 mil pessoas.

Entre as iniciativas estão blitze educativas como “Bebida e Direção – Essa mistura você não merece”; “No trânsito somos todos pedestres”; “Todas as vidas importam”, além de ações do projeto Eptran na Escola; palestras e participações em eventos como o “O Farol para o joinvilense”.

A Eptran é vinculada ao Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) e tem como objetivo levar à comunidade informações e maior conhecimento sobre educação e segurança no trânsito, incentivando, desta forma, a mudança de valores, comportamentos e atitudes, para que se conquiste melhor qualidade de vida no espaço urbano.

Programação das atividades do projeto “Trânsito e Cidadania” durante o Maio Amarelo

8/5 – 8h às 17h (Escola Municipal João Costa)
10/5 – 8h às 17h (Escola Municipal Prof Karin Barkemeyer)
13/5 – 8h às 17h (Escola Municipal Prof. João Bernardino da Silveira Junior)