Joinville abre agendamento para novo grupo de pessoas com comorbidades

Publicada em 14/05/2021 às 12:41
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Nesta sexta-feira (14), a partir das 16h, pessoas com idade entre 40 e 59 anos que possuem comorbidades poderão realizar o agendamento no site da Prefeitura de Joinville para receber a imunização contra a Covid-19 neste final de semana (15 e 16/5).

Serão disponibilizadas 3 mil doses, que serão administradas na Central de Imunização de Joinville, que está instalada no Centreventos Cau Hansen, e em seis Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), em todas as regiões da cidade (UBSF Bakhita, UBSF Bucarein, UBSF Edla Jordan, UBSF Floresta, UBSF São Marcos e UBSF Vila Nova I).

Em relação aos renais crônicos, cabe destacar que este público está dividido em dois grupos: os que realizam diálise, entre 18 e 59 anos; e aqueles que possuem doença renal crônica (a partir do estágio 3) ou síndrome nefrótica, entre 40 e 59 anos.

Seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde, o grupo das pessoas com fibrose cística passarão a ser imunizados a partir de 18 anos.

A Prefeitura de Joinville reforça que, quando necessário, é permitido apenas um acompanhante por pessoa, evitando a aglomeração nos locais de vacinação.

Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento que comprove a condição. São aceitos atestados ou relatórios médicos que indiquem a comorbidade ou, ainda, prescrição médica, exame ou receita médica em que fique clara a natureza da condição. As receitas médicas devem ter sido emitidas, no máximo, há um ano atrás.

Pessoas com doenças imunossupressoras, exceto os que convivem com HIV, devem apresentar laudo médico autorizando a receber o imunizante. Pacientes oncológicos, transplantados e renais crônicos também precisam apresentar recomendação médica.

Comorbidades

As comorbidades elencadas nesta fase seguem o estabelecido pelo Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização. É importante que, ao realizar o agendamento, a pessoa confira se o seu caso está contemplado nesta fase.

Síndrome de Down: pessoas com idade entre 18 e 59 anos.

Doença renal crônica em diálise: pessoas com idade entre 18 e 59 anos.

Fibrose cística: pessoas com idade entre 18 e 59 anos.

Transplantados: pessoas com idade entre 18 e 59 anos.
Transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea.

Pessoas com deficiência permanente: pessoas com idade entre 18 e 59 anos.
Obrigatoriamente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Anemia falciforme: pessoas com idade entre 40 e 59 anos.
Doença falciforme e talassemia maior.

Diabetes mellitus: pessoas com idade entre 40 e 59 anos.

Doença cerebrovascular: pessoas com idade entre 40 e 59 anos.
Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquêmico, AVC Hemorrágico, ataque isquêmico transitório ou demência vascular.

Doenças cardiovasculares: pessoas com idade entre 40 e 59 anos.
Insuficiência cardíaca, cor-pulmonale, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatia, miocardiopatia, pericardiopatia, doença da aorta ou grandes vasos, fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatia congênita, prótese valvar ou dispositivo cardíaco implantado.

Doença renal crônica: pessoas com idade entre 40 e 59 anos.
Doença renal crônica a partir do estágio 3 ou síndrome nefrótica.

Pneumopatias graves: pessoas com idade entre 40 e 59 anos.
Doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose pulmonar, pneumoconiose, displasia broncopulmonar ou asma grave (com uso recorrente de corticoides sistêmicos ou internação prévia por crise asmática)

Hipertensão arterial: pessoas com idade entre 40 e 59 anos.

Imunossuprimidos: pessoas com idade entre 40 e 59 anos.
Pessoas vivendo com HIV, doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de Prednisona maior que 10mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide ou ciclofosfamida ou demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias.

Pacientes oncológicos: pessoas com idades entre 40 e 59 anos.
Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses ou pacientes com neoplasias hematológicas (leucemias e linfomas).

Obesidade mórbida: pessoas com idade entre 40 e 59 anos.
Com Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual 40kg/m².

Pessoas com deficiências: pessoas com idade entre 40 e 59 anos.
Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo, grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos, ou deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais e rotineiras.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.