Eleição dos novos Conselheiros Tutelares de Joinville acontece neste domingo

Publicada em 29/09/2023 às 17:55
Relacionado a: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Conselho Tutelar - SAS.CTU, Secretaria de Assistência Social - SAS

A comunidade de Joinville está convidada a participar da eleição dos Conselheiros Tutelares, para o mandato 2024-2028, que acontece neste domingo (1º de outubro), das 9h às 17h, no Expocentro Edmundo Doubrawa, ao lado do Centreventos Cau Hansen (avenida José Vieira, 315 – Centro).

Para votar, é preciso apresentar documento de identificação pessoal com foto. Qualquer pessoa inscrita como eleitor no município de Joinville, até três meses antes do pleito eleitoral, pode participar da eleição.

No local de votação, haverá 50 urnas eletrônicas onde o eleitor poderá computar o seu voto em um único candidato, de qualquer região. A relação completa dos 73 candidatos que disputam a eleição, e seus respectivos números, está disponível no site da Prefeitura de Joinville.

A apuração dos votos e o resultado com os nomes dos 25 Conselheiros Tutelares eleitos será divulgado logo após o encerramento do pleito, no Teatro Juarez Machado (anexo ao Centreventos Cau Hansen). Todos os demais candidatos habilitados serão considerados suplentes, seguindo a ordem decrescente de votação.

A posse dos Conselheiros Tutelares eleitos para o mandato 2024-2028 acontecerá no dia 10 de janeiro de 2024. A partir de então, Joinville passará a contar com cinco Conselhos Tutelares que atuarão em todas as regiões do município.

Votar é direito do cidadão

A eleição para os Conselheiros Tutelares é um processo democrático e todo cidadão tem direito de participar.

Entre as principais atribuições do Conselheiro, estão zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, atender crianças e famílias que tiveram seus direitos violados, fiscalizar entidades que trabalham com crianças e adolescentes, e assessorar o orçamento público em relação à criança e ao adolescente.

“Embora seja facultativo, a eleição é uma grande chance do cidadão participar da defesa dos direitos da criança e do adolescente, por meio do seu voto”, reforça a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Daiana Delamara Agostinho.