No domingo (18/5), a Defesa Civil de Joinville participa do Simulado Geral de Gestão de Desastres em Santa Catarina, iniciativa proposta pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil do Estado de Santa Catarina.
De acordo com o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, a realização da atividade simulada de respostas a desastres contribui para fortalecer a articulação entre as secretarias municipais e os demais órgãos de resposta.
Da mesma forma, a iniciativa é importante para aperfeiçoar os protocolos de atuação e para preparar a comunidade para agir de forma segura diante de situações de risco.
“Além disso, os simulados contribuem para identificar pontos críticos, testar a comunicação em desastres e preparar as cidades para emergências”, completa Richter.
Em todo o Estado, cerca de 200 municípios se cadastraram para participar da ação e, em Joinville, cerca de 40 profissionais da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social (SAS) e outras secretarias estarão envolvidas.
No sábado (17/5), vai ocorrer a alteração simulada do Plancon (Plano de Contingência) para o estágio amarelo, que indica situação de “mobilização”, com risco de situações como alagamentos e previsão de chuvas volumosas e persistentes.
O início da atividade será no domingo (18/5), a partir das 8h. Na ocasião, o Plancon será elevado para o nível laranja com alerta de “atenção” em função da previsão de grande volume de chuva, com registro de ocorrências e tendência de continuidade.
Trabalho prático
A partir daí, será acionado o Gabinete de Crise que ficará instalado na Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) e deflagrada a ação.
O Gabinete de Crise municipal será composto pelas secretarias que fazem parte do Plancon, especialmente as secretarias de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), Assistência Social (SAS), Educação (SED), Infraestrutura Urbana (Seinfra), Comunicação (Secom) e Meio Ambiente (Sama), além do Gabinete do Prefeito e Departamento de Trânsito. Participam, ainda, entidades voluntárias como o Grupo de Resgate em Montanha (GRM), Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) e clubes de jipeiros.
Durante a atividade simulada, enquanto parte da equipe de Joinville vai permanecer na Seprot e outro grupo irá trabalhar em campo, juntamente com duas comunidades do bairro Morro do Meio.
Algumas famílias serão conduzidas pela equipe da Defesa Civil, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Joinville, para a Escola Municipal Dr. Rúben Roberto Schmidlin, onde será montado, especialmente para o simulado, o abrigo municipal.
“Os profissionais da Assistência Social farão treinamento com a simulação da abertura do abrigo, verificando as condições do local quanto à limpeza, higiene e capacidade de recepção de pessoas. Também irão treinar procedimentos como cadastramento das famílias, recebimento de itens de ajuda humanitária, como colchões, alimentos e cestas básicas”, explica Maiko.
A outra parte dos moradores que permanecer em casa, vai receber a visita da equipe da Defesa Civil de Joinville. Com esse público, os técnicos farão ações de conscientização, entregando materiais educativos com orientações sobre como agir em situações de desastres e medidas preventivas.
O trabalho com a comunidade do bairro Morro do Meio está previsto para terminar ao meio-dia. No período da tarde, as equipes continuam o simulado praticando atividades que vão desde a solicitação, captação e distribuição de itens humanitários, até procedimentos como decretação de situação de emergência, levantamento de danos e preenchimento de formulários.
Ao final, será elaborado um relatório de ações e, posteriormente, uma avaliação dos protocolos realizados durante o Simulado Geral de Gestão de Desastres em Santa Catarina.