Coronavírus: Nota Técnica orienta servidores da saúde no atendimento a usuários

Publicada em 17/03/2020 às 17:21
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

A Secretaria da Saúde do Município de Joinville (SC) emitiu nesta terça-feira (17/03/2020) Nota Técnica 007/2020/GVS/VE com orientações a servidores da rede de saúde, pública e privada, sobre como proceder no atendimento às pessoas que procurarem um serviço de saúde. Também orienta sobre medidas protetivas aos profissionais de saúde.

Conforme determinação, para todo usuário que chegar a uma unidade de saúde com sintomas respiratórios, deve ser oferecida máscara cirúrgica. Não é necessário que o mesmo tenha suspeita de coronavírus (COVID-19) ou histórico de viagem para essa medida.

Os profissionais devem orientar sobre o uso correto da máscara cirúrgica: cobrir boca e nariz, tendo certeza de não existir passagem de ar, além de evitar tocar na máscara.

Usuários devem ser orientados a higienizar as mãos com água e sabão ou álcool a 70% ao colocar e após retirar a máscara. O atendimento ao usuário com suspeita de COVID-19 deve ser priorizado no fluxo de atendimento.

Os profissionais que estiverem como facilitador de entrada das Unidades Básicas de Saúde (Melhor Acolher) ou recepção de Pronto Atendimento devem utilizar máscara cirúrgica.

No atendimento médico ou realizado pela equipe de enfermagem nos atendimentos clínicos (exame físico), o profissional deve se paramentar para precaução de contato e gotículas, utilizando máscara cirúrgica, avental de manga longa, óculos e luvas.

Para classificação de risco, o profissional deve se paramentar para precaução de contato e gotículas, utilizando máscara cirúrgica, avental de manga longa, óculos e luvas.

Na coleta de material para confirmação diagnóstica o profissional deve se paramentar para precaução de contato e aerossol, utilizando máscara N95, avental de manga longa, óculos e luvas.

No recebimento do paciente em Pronto Atendimento ou Unidade Básica de Saúde é seguido o seguinte questionamento:

• a) Teve febre, coriza, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar? Se a resposta for negativa, direcionar para classificação de risco. Caso positiva, seguir para próxima pergunta.
  • b) Viajou para outro país nos últimos 14 dias? Se fora negativa seguir para próxima pergunta. Se for positiva, direcionar para isolamento conforme rotina.
  • c) Teve contato com caso suspeito ou confirmado para coronavírus (Covid19)? Quem? Se for negativa, direcionar para classificação de risco. Caso positivo, direcionar para isolamento conforme rotina interna.

Documentos

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.