Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.005704-0, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 22/03/2019 às 18:35.
O que é?
Este conteúdo orienta sobre como assinar documento eletrônico SEI como usuário externo, ato que um usuário externo realiza de assinar, eletronicamente, documento no âmbito do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), instituído por meio do Decreto nº 21.863/2014 como sistema único e oficial de processo administrativo do Município de Joinville (SC).
Quem pode fazer?
Qualquer pessoa física que possua certificação de usuário.
Onde e quando fazer?
Canais | Onde | Quando |
---|---|---|
Eletrônicos | Portal SEI | Todos os dias, 24 horas |
Presenciais | Não é possível | |
Telefônicos | Não é possível | |
Postais | Não é possível |
Como fazer?
1) Obtendo certificação de usuário
Para poder assinar documentos eletronicamente, é necessário ter certificação de usuário. Acessar este serviço para saber como obtê-la.
2) Assinando documentos eletrônicos
Para assinar documentos eletrônicos, os procedimentos são:
- Acessar Portal SEI.
- Clicar no botão “SEI! Usuário Externo” (item 4 da tela 1).
- Inserir e-mail e senha cadastrados e clicar no botão “Confirma” (itens 5 e 6 da tela 2).
- Visualizar os documentos disponíveis (item 1 da tela 3). Caso não haja documentos disponíveis, aparecerá a seguinte mensagem: “Nenhum registro encontrado”.
- Assinar o documento por meio do ícone em forma de “caneta” (item 2 da tela 3).
- Inserir novamente sua senha e clicar em “Assinar” para aplicar a assinatura (itens 3 e 4 da tela 4).
- Encerrar sua sessão (item 1 da tela 5).
3) Visualizando telas do sistema
Imagens a seguir mostram telas do sistema. Clicar sobre elas para ampliá-las.
Quanto custa?
Ato de assinar documentos eletrônicos é gratuito.
Quanto tempo leva?
Efetivação da assinatura é imediata, a partir do momento em que é feita.
Sobre estas informações
Unidade(s) responsável(is)
Atos regulamentadores
Manifestar-se
Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.
Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.