Solicitar Nota Fiscal Avulsa para Pessoa Física

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 20.0.050680-6, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 24/08/2023 às 13:19.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como gerar Nota Fiscal Avulsa de Serviços prestados dentro dos limites do território do Município de Joinville (SC), ou seja, quem residente em outra cidade, mas prestou serviços em Joinville, deverá retirar a nota de serviço seguindo estas orientações.

A nota deve ser emitida obrigatoriamente após o término da prestação de um serviço e está destinada a pessoa física não inscrita no Cadastro Mobiliário Municipal de Contribuintes (CMC).

Quem pode fazer?

Todos os profissionais liberais (autônomo e/ou sem vínculo empregatício), na condição de pessoa física, que tenham realizado algum tipo de serviço dentro dos limites do Município de Joinville (SC)

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Autosserviço Todos os dias, 24 horas
Presenciais Não é possível
Telefônicos Não é possível
Postais Não é possível

Como fazer?

1. Acessar Autosserviço com sua conta “gov.br”. Você deve possuir o nível “Prata” ou “Ouro” no “gov.br” para iniciar o processo. Para mais informações sobre como acessar o Autosserviço, clique neste link.
  2. Escolher opção “Nota Avulsa”.
  3. Selecionar “Emitir” e fornecer as seguintes informações:
    1. Prestador (esses dados já constam automaticamente preenchidos).
    2. Tomador: CPF ou CNPJ, Nome/Razão Social e Endereço do Tomador do serviço.
  4. Após o preenchimento, clicar em “Próximo”.
  5. Na sequência, selecionar o tipo de serviço prestado, descrever o serviço e valor total do serviço, depois selecionar “Finalizar”.
  6. Conferir com muita atenção todos os dados informados na Nota Avulsa.
  7. Se for necessário editar algum dado, clicar em “Editar”.
  8. Após a conferência do rascunho da nota, se todas as informações estiverem corretas, selecionar o campo “Declaro que estou ciente e confirmo as informações prestadas” e, para finalizar, clicar em “Gerar Boleto”.
  9. Imprimir o boleto ou gerar um arquivo PDF deste e efetuar o pagamento do valor do imposto referente ao serviço prestado.
  10. Aguardar a baixa do valor pago (que ocorre de 24 a 48 horas úteis após o pagamento).
  11. Acessar a opção “Ver histórico de notas” e clicar em “Nota Fiscal” para obter o documento.

Após o pagamento do boleto, não haverá cancelamento da nota, apenas substituição do valor pago, conforme prevê o Decreto nº 45.516/2022.

Quanto custa?

A guia de recolhimento gerada ao emitir a Nota Fiscal Avulsa refere-se a cobrança de um tributo denominado Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). O valor cobrado compreende a um percentual de 2% a 5% sobre o valor do serviço prestado conforme Lei Complementar nº 155/2003

Quanto tempo leva?

A disponibilização da Nota Fiscal Avulsa se dará de 24 a 48 horas úteis após o pagamento do tributo.

Considera-se dia útil o período de tempo que abrange de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.