Solicitar credencial de estacionamento para criança de até um ano

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 18.0.073202-0, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 26/02/2024 às 17:57.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como solicitar credencial de estacionamento para criança de até um ano, documento emitido pelo Município de Joinville (SC) que permite que veículos que transportam crianças até esta idade possam utilizar vagas de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida em locais públicos ou privados.

Quem pode fazer?

Pai ou mãe da criança ou representante legal.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Autosserviço Todos os dias, 24 horas
Presenciais Departamento de Trânsito de Joinville – DETRANS
Localização: Rua Caçador, 112 – Anita Garibaldi, Joinville – SC
Segunda a sexta, 10h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos
Telefônicos Não é possível
Postais Não é possível

Como fazer?

1) Reunir documentação

1. Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou documento oficial com foto do pai, da mãe ou representante legal da criança.
  2. Certidão de Nascimento da criança.
  3. Comprovante de residência (água, luz, telefone, gás, internet, fatura de cartão de crédito, IPTU) em nome do requerente e emitido nos últimos 3 meses.

2) Solicitar e obter credencial

2.1) Eletronicamente

1. Acessar Autosserviço com sua conta “gov.br”. Você deve possuir o nível “Prata” ou “Ouro” no “gov.br” para iniciar o processo. Para mais informações sobre como acessar o Autosserviço, clique neste link.
  2. Escolher opção “Meus Processos” e clicar em “Novo Processo”.
  3. Selecionar “Req. para Emissão de Credencial de Estacionamento Especial”.
  4. Preencher informações do interessado. Se estiver fazendo a solicitação para outra pessoa, adicionar informações em “Representante/Procurador”, em “Dados do Interessado”.
  5. Anexar documentos em formato PDF e seguir os passos solicitados em tela.
  6. Submeter (enviar) a requisição e visualizar número de processo gerado.
  7. Aguardar análise da documentação.
  8. Acessar opção “Meus Processos”, no Autosserviço, para consultar andamento da solicitação e imprimir a credencial.

2.2) Presencialmente

1. Comparecer ao Departamento de Trânsito de Joinville – DETRANS para atendimento.
  2. Apresentar documentação.
  3. Se a documentação estiver completa, a credencial é emitida ao fim do atendimento.

3) Utilizar credencial

Credencial deve ficar em local visível, no painel do veículo, com a frente voltada para cima, quando o mesmo estiver estacionado em uma vaga exclusiva para pessoa com deficiência em vias públicas.

Quanto custa?

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.

Quanto tempo leva?

Eletronicamente: a credencial estará disponível para impressão no prazo de até 48 horas, contadas a partir da inclusão de todos os documentos no Autosserviço e envio do processo.

Presencialmente: a credencial será entregue ao fim do atendimento.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.