Solicitar certidão de emplacamento para o serviço de táxi

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 23.0.271948-9, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 07/12/2023 às 13:48.

Solicitar certidão

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como permissionários já autorizados podem solicitar certidão para emplacar um novo veículo para o serviço de táxi na categoria aluguel, no Município de Joinville (SC).

Recomenda-se que a solicitação seja feita assim que o permissionário receber a nota fiscal ou recibo de compra e venda reconhecido.

Quem pode fazer?

Pessoas físicas ou jurídicas que já possuem permissão para realizar o serviço de táxi junto ao Município, conforme Lei 3.282/1996.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Abertura de protocolo TMI – Tributos Municipais Inteligentes Todos os dias, 24 horas
Presenciais Entrega de documentação Unidade de Transportes – SEINFRA.UTP
Localização: Rua Saguaçu, 265 – Saguaçu, Joinville – SC
Prioridades de atendimento: não informado
Tempo de espera: não informado
Segunda a sexta, 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos
Telefônicos Não é possível
Postais Não é possível

Como fazer?

1) Abrir protocolo e obter guia para quitação da taxa

1. Acessar TMI – Tributos Municipais Inteligentes e selecionar opção “Atendimento SEINFRA – Transportes” e depois “Táxi – Certidão de Emplacamento”.
  2. Informar CPF, em caso de pessoa física, ou CNPJ, em caso de pessoa jurídica – o protocolo deve ser aberto no CPF ou CNPJ do permissionário.
  3. Preencher os campos com as informações solicitadas. Não é necessário anexar documentos.
  4. Em “Súmula”, informar: “Solicita certidão para emplacar o veículo do táxi 0km, ou informar a placa: XXX-0000 (preencher com a placa)”.
  5. Imprimir boleto de protocolo e efetuar pagamento.
  6. Imprimir capa do protocolo, assinar e juntar com o comprovante de pagamento.

2) Reunir documentação

• Capa do protocolo assinada com comprovante de pagamento da guia;
  • Cópia da  Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do permissionário;
  • Cópia da nota fiscal, em caso de veículo 0 km, ou cópia do recibo de compra e venda do veículo reconhecida em cartório;
  • Documento de baixa de categoria aluguel do veículo que está saindo da prestação de serviço de táxi.

3) Protocolizar documentação e realizar vistoria

Após a baixa do pagamento do boleto (para consultar baixa do boleto e andamento do processo, acessar TMI – Tributos Municipais Inteligentes , utilizando chave de acesso informada na capa do processo ou enviada por e-mail), o permissionário deve:

1. Entregar a documentação reunida na Unidade de Transportes da SEINFRA (Rua Saguaçu, 265 – Saguaçu, Joinville – SC), para análise do processo e, em caso de deferimento, será emitida a certidão de emplacamento.
  2. Após a emissão da certidão de emplacamento, o permissionário deverá emplacar seu veículo na categoria aluguel, instalar os adesivos obrigatórios e retornar à Unidade de Transportes da SEINFRA para fazer a vistoria e receber a autorização para instalar o taxímetro.

4) Solicitar licença para trafegar

Após o emplacamento, o próximo passo é solicitar a licença para trafegar, conforme este serviço.

Quanto custa?

O custo pode ser consultado em TMI – Tributos Municipais Inteligentes, na opção “Atendimento SEINFRA – Transportes” e depois “Táxi – Certidão de Emplacamento”.

Quanto tempo leva?

Análise de documentos e emissão da certidão de emplacamento são realizadas em até 3 dias.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.