Requerer ligação de águas pluviais

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 25.0.148302-7, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 04/07/2025 às 16:32.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como requerer ligação de águas pluviais das edificações no Município de Joinville (SC). A ligação de águas pluviais é obrigatória para a emissão do certificado de conclusão de obras e visa garantir a correta ligação do imóvel à rede de drenagem pública.

Quem pode fazer?

Proprietário/possuidor do imóvel localizado no território do Município de Joinville ou seu representante.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Não é possível  
Presenciais Unidades Regionais de Obras No horário de funcionamento das unidades, mediante agendamento prévio
Telefônicos Não é possível  
Postais Não é possível  

Como fazer?

1) Reunir informações necessárias

  • CPF do requerente.
  • Inscrição imobiliária do imóvel que receberá a ligação. 
  • Documentos comprobatórios, caso sejam solicitados, visando esclarecer a regularidade ou dados cadastrais do imóvel.

2) Protocolizar informações

  1. Agendar atendimento na Unidade Regional de Obras a qual o imóvel faz parte. Caso tenha dúvida sobre a qual região o imóvel pertence, basta consultar os Mapas das regiões de abrangência das Unidades Regionais.
  2. Comparecer à Unidade Regional em data e horário agendados, portando a documentação exigida na etapa 1.
  3. Aguardar atendimento.
  4. Fornecer informações e/ou documentos solicitados por atendente e aguardar protocolização da requisição.
  5. Efetuar pagamento (confira as formas de pagamento).
  6. Levar comprovante de pagamento à Unidade Regional para abertura da ordem de serviço. 
  7. Aguardar execução do serviço.

3) Análise de viabilidade para execução do serviço 

Em alguns casos específicos, quando a rua é regular e não possui rede de drenagem implantada ou o serviço de ligação necessita de obras complementares, não será emitido protocolo e boleto até que a análise de viabilidade seja concluída.

4) Acompanhar solicitação

Para consultar o andamento da viabilidade ou cronograma para execução do serviço, entrar em contato com a Unidade Regional responsável via telefone ou presencialmente e informar o nome do solicitante ou o endereço do imóvel que receberá a ligação.

Quanto custa?

O preço público do serviço varia de acordo com a quantidade de tubos necessários para executar a ligação e se a rua é pavimentada ou não. Um orçamento pode ser feito via telefone ou presencialmente na Unidade Regional.

Quanto tempo leva?

O tempo para execução do serviço é de 15 a 60 dias e pode variar de acordo com o volume de demandas da regional e a complexidade da ligação solicitada.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Não informado.

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

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