Reclamar ou sugerir manutenção de sinalização de trânsito

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 20.0.055297-2, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 09/08/2023 às 11:26.

Acesso rápido

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como reclamar ou sugerir manutenção de sinalização de trânsito, que abrange sinais horizontais (pinturas na via) e verticais (placas) instalados nas ruas municipais com o objetivo de organizar a circulação de veículos e pedestres. Este é um serviço público, é executado de ofício/rotineiramente pelo Poder Executivo Municipal, podendo ser reclamado ou sugerido por usuários.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Aplicativo Joinville Fácil Versão web: facil.joinville.sc.gov.br Todos os dias, 24 horas
Lojas de aplicativos de smartphones Android e iOS
Diversos Registrar manifestação à Ouvidoria No período em que os canais do serviço informado estão disponíveis

Como fazer?

1) Pelo aplicativo

Importante: neste momento, é possível registrar pelo aplicativo demandas relacionadas a placas de trânsito que estão danificadas ou que foram retiradas indevidamente.

1. Acessar aplicativo por meio do link informado ou baixá-lo na loja de aplicativos correspondente.
  2. Informar login e senha já utilizados para outros serviços disponíveis no site da Prefeitura. Neste caso, efetuar cadastro de usuário, conforme este serviço, caso ainda não tenha.
  3. Ou fazer o registro no próprio aplicativo, no momento do primeiro acesso, informando dados pessoais.
  4. Para registrar demanda, selecionar “Nova solicitação”, informar dados solicitados e clicar em “Concluir”. As demandas registradas podem ser acompanhadas na tela inicial do aplicativo.

2) Pela Ouvidoria

1. Reunir as seguintes informações:
    1. nome da rua;
    2. número de imóvel em frente, ao lado ou bastante próximo ao local;
    3. bairro;
    4. ponto de referência;
    5. descrição da situação.
  2. Acessar canal informado.
  3. Registrar informações.
  4. Aguardar tramitação e resultado, conforme este serviço.

Quanto custa?

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.

Quanto tempo leva?

Não informado.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

• Não informado.

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.