Realizar Profilaxia para Pré-Exposição (PrEP) ao HIV

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.117526-7, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 30/05/2022 às 12:33.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como realizar Profilaxia para Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.

Quem pode fazer?

Pessoa residente no território do Município de Joinville (SC) que tenha maior chance de entrar em contato com o vírus HIV, como:

• Homossexuais/gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH);
  • Pessoas trans;
  • Trabalhadores(as) do sexo;
  • Pessoa que frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais);
  • Parceiros(as) soro-diferentes;
  • Pessoa que faz uso repetido de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP);
  • Pessoa que apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Não é possível
Presenciais Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA
Unidade de Assistência Especializada
Rua Abdon Batista, 172 – Centro, Joinville – SC
Prioridades de atendimento: não informado
Tempo de espera: não informado
Segunda a sexta, 7h às 18h30, exceto feriados e pontos facultativos
Telefônicos (47) 3417-1377 Segunda a sexta, 7h às 18h30, exceto feriados e pontos facultativos
Postais Não é possível

Como fazer?

Para realizar Profilaxia para Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, é necessário:

1. Entrar em contato em um dos canais informados.
  2. Agendar atendimento para avaliação de condições para realização da profilaxia.
  3. Após agendamento, reunir as seguintes informações:
    1. Documento de identificação com foto.
    2. Cartão Nacional de Saúde.
  4. Com informações reunidas, comparecer ao canal informado na data e horário agendados.
  5. Passar por avaliação.
  6. Estando em condições para realizar profilaxia, receber medicação.
  7. Utilizar a medicação conforme indicado.

É necessário não ter tomado vacina nos últimos 30 dias para utilizar a medicação.

A medicação começa a fazer efeito após 7 dias de uso para relação anal e 20 dias de uso para relação vaginal.

A PrEP não protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (tais como sífilis, clamídia e gonorreia) e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção, como a camisinha.

Quanto custa?

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.

Quanto tempo leva?

Não informado.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

• Não informado.

Manifestar-se

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.