Obter orientações sobre manejo de escorpiões

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.036602-6, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 13/02/2023 às 13:44.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como obter orientações sobre manejo de escorpiões, animais cuja picada causa dor local, febre, sudorese, dispneia e pode levar a óbito, principalmente crianças e idosos.

O escorpião é um animal invertebrado artrópode (com oito patas formadas por vários segmentos) que pertence à classe dos aracnídeos. Em Joinville, há duas espécies que oferecem mais riscos para a saúde, no caso de acidente: o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) e o escorpião marrom (Tityus bahiensis).

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos E-mail: vigilanciaambiental.saude@joinville.sc.gov.br Todos os dias, 24 horas
Presenciais Vigilância Ambiental
Localização: Rua Aubé, 790 – Boa Vista, Joinville – SC
Prioridades de atendimento: não informado
Tempo de espera: não informado
Segunda a sexta, 7h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos
Telefônicos (47) 3433-1660 | (47) 3432-2337  Segunda a sexta, 7h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos
Postais Não é possível

Como fazer?

Acessar canais informados para obter orientações.

Para denunciar ambientes com possíveis focos de zoonoses, acessar este serviço.

Quanto custa?

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.

Quanto tempo leva?

As atividades de busca ativa são realizadas tão logo possível para minimizar o risco de acidentes pela presença de mais escorpiões no local.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

• Não informado.

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.