Secretaria da Saúde de Joinville realiza ajustes de rede de atendimento

Publicada em 13/03/2021 às 08:02
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Na última semana, as unidades que oferecem assistência para pacientes com casos suspeitos e confirmados de Covid-19 registraram um aumento substancial na quantidade e na complexidade dos atendimentos. Por este motivo, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville está promovendo mudanças importantes na rede.

“Nosso objetivo é fortalecer as unidades estratégicas para que nenhum paciente fique sem atendimento. A situação é grave e exige tomadas de decisões imediatas”, destaca Jean Rodrigues da Silva secretário da Saúde de Joinville.

A partir dessa sexta-feira (12/3), a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) Sul passa a funcionar como um hospital de campanha, recebendo apenas pacientes com sintomas respiratórios encaminhados de outras unidades. O mesmo modelo de atendimento está sendo praticado desde a semana passada na UPA Leste, no bairro Aventureiro.

Para dar suporte como retaguarda para as UPAs, estão sendo mobilizadas as estruturas físicas e as equipes da Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). As UBSFs Costa e Silva (rua Comandante Telles de Mendonça, 65) e Aventureiro III (rua Santa Luzia, s/n) estão funcionando como retaguarda para as regiões Norte e Leste, com horário de funcionamento das 7h às 22h.

Devido ao elevado volume de atendimentos, a UPA Sul contará com duas unidades de retaguarda. A UBSF João Costa (rua José Fernandes Dias, 129) atenderá 24 horas por dia os pacientes que não apresentam sintomas respiratórios e a UBSF Boehmerwald (rua Universidade, 377) funcionará das 7h às 22h, exclusivamente para pacientes com sintomas respiratórios.

Para dar suporte à demanda de atendimento durante o fim de semana, as Unidades Básicas de Saúde da Família Costa e Silva e João Costa terão expediente no sábado e no domingo.

Em função do remanejamento de servidores para dar suporte aos atendimentos emergenciais, dez UBSFs estão sendo temporariamente desativadas. São elas: Adhemar Garcia, Ilha, Lagoinha, Nova Brasília, Parque Guarani, Parque Joinville, Profipo, Rio do Ferro, Santa Bárbara e Vila Paranaense.

É importante ressaltar que esta medida é em caráter emergencial e temporário para que as equipes de profissionais possam ser direcionadas para garantir o atendimento de pacientes com quadros graves.

“Nós estamos fazendo todo o possível para que os pacientes sejam atendidos, recebendo o cuidado e a assistência que necessitam”, esclarece o secretário.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Registrar manifestação para reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações. Para informações adicionais, registrar pedido de informação.

Compartilhe

Skip to content