Secretaria da Saúde de Joinville realiza ajustes de rede de atendimento

Publicada em 13/03/2021 às 08:02
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Na última semana, as unidades que oferecem assistência para pacientes com casos suspeitos e confirmados de Covid-19 registraram um aumento substancial na quantidade e na complexidade dos atendimentos. Por este motivo, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville está promovendo mudanças importantes na rede.

“Nosso objetivo é fortalecer as unidades estratégicas para que nenhum paciente fique sem atendimento. A situação é grave e exige tomadas de decisões imediatas”, destaca Jean Rodrigues da Silva secretário da Saúde de Joinville.

A partir dessa sexta-feira (12/3), a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) Sul passa a funcionar como um hospital de campanha, recebendo apenas pacientes com sintomas respiratórios encaminhados de outras unidades. O mesmo modelo de atendimento está sendo praticado desde a semana passada na UPA Leste, no bairro Aventureiro.

Para dar suporte como retaguarda para as UPAs, estão sendo mobilizadas as estruturas físicas e as equipes da Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). As UBSFs Costa e Silva (rua Comandante Telles de Mendonça, 65) e Aventureiro III (rua Santa Luzia, s/n) estão funcionando como retaguarda para as regiões Norte e Leste, com horário de funcionamento das 7h às 22h.

Devido ao elevado volume de atendimentos, a UPA Sul contará com duas unidades de retaguarda. A UBSF João Costa (rua José Fernandes Dias, 129) atenderá 24 horas por dia os pacientes que não apresentam sintomas respiratórios e a UBSF Boehmerwald (rua Universidade, 377) funcionará das 7h às 22h, exclusivamente para pacientes com sintomas respiratórios.

Para dar suporte à demanda de atendimento durante o fim de semana, as Unidades Básicas de Saúde da Família Costa e Silva e João Costa terão expediente no sábado e no domingo.

Em função do remanejamento de servidores para dar suporte aos atendimentos emergenciais, dez UBSFs estão sendo temporariamente desativadas. São elas: Adhemar Garcia, Ilha, Lagoinha, Nova Brasília, Parque Guarani, Parque Joinville, Profipo, Rio do Ferro, Santa Bárbara e Vila Paranaense.

É importante ressaltar que esta medida é em caráter emergencial e temporário para que as equipes de profissionais possam ser direcionadas para garantir o atendimento de pacientes com quadros graves.

“Nós estamos fazendo todo o possível para que os pacientes sejam atendidos, recebendo o cuidado e a assistência que necessitam”, esclarece o secretário.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.