Projetos do FIA promovem ações para crianças e adolescentes de Joinville

Publicada em 07/11/2022 às 10:11
Relacionado a: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Secretaria de Assistência Social - SAS

Joinville conta com 19 projetos apoiados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA). São ações, em andamento ou que ocorrem nos próximos meses, voltadas à área da infância e adolescência com recursos do Edital de Chamamento Público 004/2021, realizado pela Prefeitura de Joinville.

Somados, os 19 projetos receberam cerca de R$ 1,5 milhão do FIA. Dois desses projetos são da Associação para Integração Social de Crianças a Adultos Especiais (Apiscae): “Corpo em Movimento” e “Semeando Qualidade de Vida”.

Os projetos da Apiscae têm como público-alvo adolescentes com deficiência e suas famílias, que podem participar gratuitamente de oficinas de educação alimentar, dança e capoeira inclusiva. As atividades, que ocorrem na sede da Apiscae (rua Carlos Stiel, 454, bairro Glória), estão em andamento e com vagas abertas. Para participar, é preciso entrar em contato pelo telefone (47) 3422-9525.

Recentemente, iniciaram dois projetos do Instituto Festival de Dança de Joinville financiados pelo FIA: o Dança no CRAS e o Arte e Cultura no CRAS. As ações levam atividades culturais para 120 crianças e adolescentes dos bairros atendidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Adhemar Garcia, Jardim Paraíso, Comasa e Morro do Meio.

As atividades de dança, teatro, cinema, artes visuais e música são realizadas duas vezes por semana. As inscrições podem ser feitas nos CRAS. “Ao fim do projeto, teremos ampliado o número de pessoas com acesso à arte e cultura em Joinville e reduzido o número de crianças e adolescentes sem acesso a atividades extracurriculares”, avalia a coordenadora dos dois projetos do Instituto Festival de Dança de Joinville, Gisele Chagas.

No bairro Itinga, um projeto que conta com recursos do FIA, o Brota Molecada – Arte Cultura na Comunidade, vai oferecer, a partir deste mês de novembro, cursos gratuitos de teatro infantil, teatro adolescente, canto, violão, capoeira e danças urbanas. A Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga (Amorabi) realizará essas aulas em sua sede (rua dos Esportistas, 510). As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (47) 3465-2075 ou presencialmente na Amorabi.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Eunice Butzke Deckmann, a realização de todos esses projetos é um avanço para a área da criança e do adolescente em Joinville.

“Estamos muito felizes que 19 projetos vão rodar pela cidade, alguns deles já ocorrendo. E muitos projetos se destacam por sua criatividade. Esperamos que a população participe”, afirma a presidente do CMDCA.

A lista completa dos projetos financiados pelo FIA pode ser consultada no link https://bit.ly/ProjetosFIA.