Prefeitura e Comad promovem rodas de conversa no Dia Internacional de Combate às Drogas

Publicada em 23/06/2023 às 17:07
Relacionado a: Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas - COMAD, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT

Na segunda-feira, 26 de junho, é celebrado o Dia Internacional de Combate às Drogas. Nessa data, o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) e a Prefeitura de Joinville promovem rodas de conversa para os usuários e familiares do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ) e no Centro POP.

É no CAPS AD (rua Plácido Olímpio de Oliveira, 1489) e no CAPS IJ (rua Alexandre Schlemm, 275, Bucarein) que a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville disponibiliza tratamento gratuito para a dependência química. O CAPS IJ é para menores de 18 anos e o CAPS AD para maiores.

Abertos de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h, o CAPS IJ e o AD funcionam no sistema porta aberta. Não há necessidade da pessoa vir com um encaminhamento em mãos ou atendimento prévio para iniciar o tratamento nos locais.

O tratamento é por meio de equipe multidisciplinar. O CAPS IJ e o AD contam com psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, assistente social, clínico geral, psiquiatra e técnico de enfermagem. A estratégia de cuidado vai ser construída de acordo com a situação de cada usuário, feita em conjunto com a equipe do CAPS, o usuário e a família desse usuário. As ações são por meio de grupos, atendimentos individuais, ações com a família e ações intersetoriais com outras secretarias.

Jeruslaine Roeder Espindula, coordenadora do CAPS AD e presidente do Comad, informa que a família dos usuários também conta com assistência da Prefeitura. “Os CAPSs disponibilizam horários para atender os familiares. Esses encontros são tanto para passar orientações de como auxiliar os usuários no seu tratamento como também para que eles falem das dificuldades que lidam no dia a dia, ao viver com dependentes químicos”, explica Jeruslaine.

Os CAPSs foram criados em substituição às internações de longas permanências que existiam em instituições manicomiais. O Hospital Regional dispõe de leitos psiquiátricos que dão retaguarda para os CAPSs, nos casos em que o paciente entra em crise e há necessidade de internação para a estabilização do quadro.