Prefeitura divulga resultado de estudo que avalia eficácia de teleconsulta com pacientes diabéticos

Publicada em 29/11/2023 às 18:11
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (29) o encerramento do Projeto de Teleconsulta, desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Ministério da Saúde, Núcleo de Telessaúde do Estado de Santa Catarina e Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville. O evento foi realizado no Senac.

Foi apresentado o resultado de uma pesquisa que comprovou que a eficácia do atendimento virtual é a mesma obtida nas consultas presenciais de pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2.

O estudo iniciou em 2019. Envolveu 257 pacientes da rede pública de Joinville, que realizaram três consultas com intervalo de três meses entre elas. Deste grupo, 129 foram atendidos por meio de teleconsultas, em seis Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville e 128 atendidos de forma presencial na Policlínica Boa Vista. A idade dos pacientes que participaram da consulta variou de 54 a 68 anos.

“Vamos agora avaliar como aplicar esse resultado da pesquisa no município. De qualquer forma, mesmo em pacientes que possam ser encaminhados para atendimento virtual, eles não deixarão de serem acompanhados também presencialmente por um médico, durante seu tratamento de saúde”, explica Marlene Bonow Oliveira, diretora executiva da Secretaria da Saúde.

Segundo Silvia Taveira Elias, representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde, o Brasil conta com quase 17 milhões de adultos com diabetes.

“Este projeto desenvolvido em Joinville é de grande relevância para o Ministério da Saúde. Ele comprova que a tecnologia é uma ferramenta para levar um cuidado de saúde eficaz, equânime e integral para toda nossa população”, aponta Silvia.

Haliton Alves de Oliveira Júnior, gerente de projetos de sustentabilidade e responsabilidade social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, informa que a pesquisa realizada em Joinville trouxe conclusões que podem ser adaptadas para ações práticas, em todo Brasil.

“Ela será uma referência para o uso da teleconsulta em vários outros locais do país”, garante Haliton.