Integrantes da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) e do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) participam, nesta semana, do Curso de Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades. A iniciativa é realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e conta com a participação das Forças de Segurança do município.
O curso tem grade curricular com 46 horas/aula, incluindo aulas teóricas e práticas sobre o planejamento e elaboração de plano de defesa, de forma integrada. Uma das aulas práticas ocorreu na quinta-feira (11/9), com um simulado de roubo no Aeroporto de Joinville, que integra o treinamento de agentes de segurança pública para o enfrentamento de crimes violentos contra o patrimônio.
“O padrão do curso é muito bom e de nosso interesse, justamente para o enfrentamento de crimes de grande proporção, o chamado novo cangaço. Precisamos estar preparados para esse tipo de situação e atuar de forma integrada com as demais forças de segurança”, explica o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Paulo Rogério Rigo.
Da Seprot, participam do curso o diretor da Defesa Civil, Maiko Richter, o guarda municipal Fernando de Oliveira Arzum, o supervisor da Guarda Municipal Cristiano Martins Caetano e a subcomandante da Guarda Municipal, Schellen Ályka Machado. Pelo Detrans, o supervisor de agentes de trânsito, Paulo Lúcio Bordenski, foi quem participou da formação.
“O principal ensinamento do curso é a integração entre as forças de segurança. E, além da parte teórica, nos simulados conseguimos colocar em prática os planos que aprendemos. As forças de segurança de Joinville estão preparadas para enfrentar as quadrilhas do novo cangaço”, afirma Schellen, subcomandante da Guarda Municipal.