Prefeitura lança programa Somos Digitais com entrega de R$ 56,6 milhões em equipamentos para Rede Municipal

Publicada em 11/07/2022 às 16:40
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Nesta segunda-feira (11/7), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, deu início às entregas de equipamentos e recursos tecnológicos para as unidades da Rede Municipal de Ensino, em um investimento inicial de R$ 56,6 milhões. Nesta primeira etapa, são 10 mil chromebooks e 1,9 mil kits de robótica que serão utilizados para tornar a aprendizagem dos alunos mais atraente e criativa, além de gabinetes de recarga (370), notebooks (4.410) e desktops (950) para uso dos professores, assistentes sociais, psicólogos e membros da equipe administrativa das escolas e CEIs.

A entrega dos primeiros equipamentos ocorreu em evento que marcou o lançamento do programa Somos Digitais, no Teatro Juarez Machado, com a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin, do secretário de Educação, Diego Calegari, demais secretários municipais, vereadores e representantes de instituições e entidades, além de diretores e professores da Rede Municipal.

O programa Somos Digitais reúne todos os projetos realizados para atender às atuais necessidades das crianças e jovens que nasceram no novo milênio e nunca viveram em um mundo sem tecnologia. Estas ações incluem, além da disponibilização dos equipamentos, formação continuada dos professores e a preparação das escolas, que estão recebendo antenas para rede wi-fi em todos os ambientes. O investimento é de R$ 18,5 milhões.

O lançamento do programa contou com a participação dos seis clubes de robótica das escolas que conquistaram o primeiro lugar no 2º Campeonato de Robótica Joinvilense; e de alunos digitais, estudantes que atuam como assistentes da sala maker no contraturno, auxiliando o professor integrador de mídias e os colegas.

Entre os alunos, estava Marco Antônio Tomasini, do 9º ano da Escola Municipal Padre Valente Simioni, que subiu ao palco para contar sua trajetória de aluno digital dos nove anos até o momento atual, com a conquista de prêmios de primeiro e segundo lugares em torneios de robótica e da aprovação na Jornada JEDI para receber orientações e buscar patrocínio para criação de um aplicativo.

“Investir em educação é uma das melhores ações que podemos fazer. Com o Somos Digitais, a gente oferece um avanço tecnológico nas escolas, deixando as unidades preparadas para dar um grande salto de desenvolvimento na habilidade desses jovens no mundo da tecnologia e inovação”, afirma o prefeito Adriano Silva.

Meta é expandir ações e democratizar acesso às mídias educacionais

As ações do programa Somos Digitais continuam com a chegada de mais 2 mil chromebooks e de 1 mil projetores interativos neste segundo semestre e de outras ações que contribuirão para a transformação dos espaços escolares e de mais formações aos professores.

“Nossos alunos são nativos digitais, que estão sendo ensinados por professores que nasceram no século 20 e foram formados por uma metodologia tradicional. Precisamos nos preparar para educar cidadãos que vivem no século 21 e assumirão as profissões do futuro, que saibam resolver problemas, que sejam críticos e não apenas consumidores passivos de tecnologia”, avalia Calegari.

Atualmente, 21 escolas possuem clubes de robótica. A expectativa é que, para 2023, este número cresça. A entrega dos kits de robótica às unidades, movimento que é realizado pela primeira vez na Rede Municipal de Joinville, tem como objetivo democratizar o acesso a este recurso que, até então, era adquirido pela própria unidade por meio de ações da Associação de Pais e Professores.

Confira os números do Programa Somos Digitais:

– 21 clubes de robótica
– 28 escolas com Alunos Digitais
– 81 professores multiplicadores formados em cursos de Educação Maker e Arduino
– 2.213 alunos engajados em projetos, desafios e competições entre 2021 e 2022
– 97 equipes no projeto “Meninas na Tecnologia” em parceria com a UFSC
– 529 alunos participando do <Lab_Code>, projeto de ensino de linguagem de programação no contraturno escolar