Prefeitura de Joinville inaugura urbanização da Vigorelli neste domingo

Publicada em 02/05/2024 às 11:40
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA, Secretaria de Habitação - SEHAB, Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, Secretaria de Educação - SED, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE, Secretaria de Assistência Social - SAS

No domingo (5/5), às 16h, a Prefeitura de Joinville vai inaugurar a obra de urbanização que, além de consolidar e estruturar a Vigorelli como um dos mais encantadores pontos turísticos da cidade, levou dignidade aos moradores da região, que nem água encanada e luz elétrica possuíam.

A partir das 13h, em parceria com o Joinville Iate Clube, será realizada uma regata com veleiros monotipo, aproveitando o privilegiado acesso da Vigorelli à Baía da Babitonga. Toda a população está convidada para prestigiar as atividades.

A urbanização da Vigorelli levou luz, água e esgoto tratado às 142 famílias que moram no local (aproximadamente 400 pessoas). A Prefeitura fez a ampliação da rede de energia elétrica e instalação de 122 postes de iluminação pública, em uma extensão de aproximadamente 4 km, da Estrada João de Souza Mello e Alvim.

Com isso, foi possível a implantação dos kits poste padrão, que levaram eletricidade até residências e comércios. O investimento ocorreu por meio do “Projeto Sou Legal, Tô Ligado 4”, da Celesc, que tem parceria com a Aneel e Governo do Estado de Santa Catarina.

Após a realização das obras de drenagem, o acesso foi asfaltado, com execução das calçadas e sinalização. E a orla foi equipada para receber os milhares de joinvilenses e turistas que queiram passear na Vigorelli, graças às obras de contenção, paisagismo e de mobiliário urbano, com instalação de parquinho em formato de barca.

A iluminação da orla é subterrânea, preservando a paisagem da área. O local conta agora também com rampas de acesso para embarcações.

O investimento foi de R$16.452.981,91, sendo R$11.783.808,44 de recursos da Prefeitura, R$2.957.420,40 da Companhia Águas de Joinville, R$1.511.753,07 de emenda parlamentar do ex-deputado federal Coronel Armando e R$ 200 mil de emenda do deputado estadual Matheus Cadorin.

Além de todas as obras de infraestrutura, desde julho do ano passado a Prefeitura realiza cursos de capacitação com os moradores, preparando-os para o crescimento econômico que a Vigorelli já vive, após a urbanização.

Com a coordenação da Secretaria de Habitação e participação das Secretarias de Cultura e Turismo (Secult), Educação, Saúde e de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), foram realizados cursos de empreendedorismo, atendimentos em bares e restaurantes, costura criativa e boas práticas de manipulação de alimentos. A Secretaria de Assistência Social também já esteve na comunidade ofertando os serviços oferecidos pela pasta.